Thursday, February 22, 2007

QUE LÍDER SOU EU?

Testes -   QUE LÍDER SOU EU?

 
 

Para identificar seu estilo de liderança, responda as 12 questões abaixo. A cada afirmação atribua de 1 a 5 pontos, considere o número 5 a resposta que mais se aproxima do seu estilo e o número 1 a que mais se distancia. Ao fazer cada consideração seja honesto. Considere a sai realidade atual e responda de acordo com sua maneira de pensar e de agir.

 
 

1. O que mais me agrada em ser um líder é:

( ) a. Gosto da sensação de estar realizando o trabalho para o qual o Senhor me chamou;

( ) b. Gosto de sentir que estou ajudando outros e faço o melhor que posso;

( ) c. Nada, porque sinceramente, não gosto de ser um líder. Não me sinto capaz;

( ) d. Gosto de saber que as pessoas gostam de mim. Sinto-me aceito;

( ) e. Gosto de trabalhar com os outros para realizar a missão da igreja.

 
 

2. Na área de evangelismo sinto que:

( ) a. É uma tarefa que tem que ser realizada constantemente, porque está é a verdade de Deus;

( ) b. Evangelizo porque eu sou o líder e não posso pedir a outros para fazerem minha tarefa;

( ) c. Acho que é uma tarefa para o pastor e os diáconos;

( ) d. Participo porque outros acham que devo fazê-lo;

( ) e. Levar uma pessoa a ser membro da igreja me satisfaz porque contribui ao bem da igreja.

 
 

3. Quando preciso pedir dinheiro à comissão de finanças

( ) a. Peço a quantia necessária e tenho fé que receberei tudo o que pedir;

( ) b. Peço o mínimo possível e gasto o meu próprio dinheiro para o restante;

( ) c. Deixo tudo com a comissão e faço o possível com a quantia que me derem;

( ) d. Peço a mesma quantia anterior esperando que dêem mais por reconhecerem que estou trabalhando bem;

( ) e. Faço um pedido razoável, mas estou aberto aos ajustes necessários, visando o trabalho de toda a igreja.

 
 

4. Encaro meu relacionamento com meus colegas como:

( ) a. Um chefe;

( ) b. Alguém que auxilia;

( ) c. Alguém que apoia as decisões do grupo;

( ) d. Membro da equipe;

( ) e. Um jogador e técnico ao mesmo tempo.

 
 

5. Quando me pedem para assumir uma função de liderança minha reação é:

( ) a. Verifico se é a vontade de Deus, se a conclusão for positiva aceito com entusiasmo;

( ) b. Primeiro, penso realmente se gostaria de liderar e depois verifico se o grupo me aceita;

( ) c. Declino e desisto o máximo possível;

( ) d. Peço a opinião de outros antes de tomar alguma decisão;

( ) e. Faço uma avaliação de meus dons, habilidades e talentos. Se achar que posso contribuir aceito. Se não, procuro outra responsabilidade.

 
 

6. Não posso separar a liderança do conflito. Quando enfrento:

( ) a. Encaro-a de frente. Resolvo-o e depois continuo trabalhando;

( ) b. Faço todo o possível para resolvê-lo. Conflito entre cristãos é errado;

( ) c. Finjo que não existe, espero que o problema se resolva, se não, eu desisto;

( ) d. Deixo o próprio grupo resolvê-lo;

( ) e. Aproveito-o para aprender alguma coisa.

 
 

7. Reconhecer que sou um líder na igreja faz com que me sinta:

( ) a. Poderoso;

( ) b. Necessário;

( ) c. Temeroso;

( ) d. Aceito pelo grupo;

( ) e. Satisfeito.

 
 

8. Treinamento para líderes é:

( ) a. Desnecessário. Não teria aceito a responsabilidade se não soubesse cumprí-la;

( ) b. Útil, pois mostra-se como ajudar outros;

( ) c. Uma ameaça;

( ) d. Ótimo, se alguém achar que preciso dele;

( ) e. Uma chave para lidar bem. Quero fazer o melhor possível.

 
 

9. Como líder, muitas pessoas me procuram para conselhos. Minha atitude é:

( ) a. Aproveito a oportunidade para dizer o que a pessoa deve fazer;

( ) b. Ajudar voluntariamente porque quase sempre posso ajudar de um modo ou de outro;

( ) c. Me sinto envergonhado e incomodado quando as pessoas me procuram;

( ) d. Escutar e depois ajudar a pessoa a procurar um conselheiro apropriado;

( ) e. Não tenho um método, ajo de acordo com a pessoa e a situação.

 
 

10. Quando seleciono uma equipe, procuro:

( ) a. Pessoas que se encaixam dentro da organização e aceitam a minha direção;

( ) b. Pessoas amigáveis com quem posso me dar bem, espero que todos se gostem;

( ) c. As pessoas mais disponíveis;

( ) d. Pessoas motivadas de boa reputação;

( ) e. Pessoas comprometidas, interessadas e que demonstrem vontade de aprender.

 
 

11. O método que uso para planejar é:

( ) a. Direcionado. Depois da reunião, cada um sabe exatamente o que deve fazer;

( ) b. Participativo. Os obreiros fazem o que pode e eu procuro trabalhar dentro disso;

( ) c. Limitado. Faço as coisas à medida que surgem;

( ) d. Cooperativo. O que o grupo quer, tento fazer;

( ) e. Ajudador. Procura levar o grupo a alcançar os alvos de organização e realizar os desejos pessoais da equipe.

 
 

12. Eu diria que meu relacionamento com a equipe é:

( ) a. Firme, sem brincadeiras, mas seguro;

( ) b. Super amigável;

( ) c. Distante e difícil;

( ) d. Amigável, mas não profundo;

( ) e. Caloroso e aberto. Somos irmãos em Jesus.

 
 

Avaliação:

 
 

Some os pontos por tipo de letra. A letra com maior número indica o seu estilo preferido. Se a variação for pequena significa flexibilidade no exercício de liderança, o que as vezes pode ser muito saudável.

É importante que você ao optar por um estilo considere as necessidades do grupo, os objetivos da organização, a situação pela qual o grupo passa, o liderado como indivíduo e sua própria personalidade.

 
 

Total

 
 

A

Representa o estilo "autoritário dividido". Ele acha que tem verdade espiritual para o grupo e dará contas a Deus e ninguém mais. Quer fazer o trabalho mais rápido e eficiente possível. Exige que os colegas aceitem sua liderança e sejam leais. Não aceita conflitos. Ele consegue muitas coisas e usa o método de preleção com freqüência.

 
 

B

Representa o estilo "servo submisso". Ele dá tudo e faz tudo. Nenhum detalhe é pequeno ou humilde demais para ele. Basta alguém pedir que ele faz. Não quer ser rejeitado e acredita que está agindo como Cristo. Faz qualquer coisa para evitar conflito. Tenta assumir a culpa dos fracassos e fazer o trabalho dos outros.

 
 

C

Representa o estilo "avestruz". Tem muito medo de errar ou não conseguir realizar. Afasta-se do trabalho e dos outros. Nega o conflito ou foge dele. Tende a deixar as coisas acontecerem e esperar que outros façam a sua parte.

 
 

D

Representa o estilo "político". Usa autoridade e submissão dependendo dos desejos do grupo. Acredita que pode achar a vontade de Deus escutando e fazendo o que os outros querem. Tende sempre procurar agradar o grupo para se tornar mais popular.

 
 

E

Representa o estilo "líder do corpo". Tem equilíbrio entre autoridade e serviço. Tem segurança em si. Guia o grupo com autoridade e prepara outros para liderar. Não planeja sozinho e ajuda a resolver os conflitos com soluções positivas. Preocupa-se com o trabalho e também com as pessoas.

  
 

Fonte: CD Capacitando a sua Liderança - usado com Permissão

 
 

Alexander Rangel

Líder J.A - ARJ Sul

0 Comments:

Post a Comment

<< Home