Wednesday, August 09, 2006

:: Oração de um Pai ::

Oração de um Pai

Objetivos do Programa - Homenagear os pais.


Oração de um Pai

Dá-me a força espiritual para manter a unidade da família, através do diálogo com todos, humildade para escutar e firmeza para decidir sem vacilações.

Dá-me resistência para não me desesperar diante das dificuldades da vida, da morte súbita de entes queridos, do salário insuficiente, das carências familiares crescentes e dos sonhos desmoronados.

Dá-me a capacidade de conviver com a esposa e os filhos, estimulando neles as virtudes e procurando corrigir os defeitos, sem perder a noção do respeito à pessoa humana e o amor filial.

Dá-me lucidez para enfrentar os ventos malignos da perversão e da imoralidade, que destróem a família e inutilizam as pessoas.

Dá-me a benção da autocrítica honesta, onde os erros sejam reconhecidos e o bom exemplo estimulado no seio da família.

Dá-me o sentimento cristão da ajuda ao próximo, para que os outros percebam o valor da unidade e da solidariedade familiar.

Dá-me inteligência para recolher no passado os exemplos da experiência herdada, transmitindo-os sem auto-suficiência
e incentivando nos filhos
a indispensável criatividade.

Dá-me, por fim, no cotidiano da missão de ser pai a tranqüilidade interior de que percorrerei a estrada da vida sempre com a tua orientação e benção.


Poesia

OI PAI
(Valter da Silva Costa)

Desde muito pequeno aprendi a copiar seus gestos.
Seu jeito de andar, de sorrir, de falar, de dirigir...
Pequenos detalhes de seu comportamento.
Aprendi seus ditados, suas estórias, suas verdades.
Quem dera tivesse herdado suas virtudes...
Aprendi a desafiar suas leis, e vi teu rosto de satisfação com minhas vitórias.
Mas vi também a compreensão e os conselhos quando colecionei derrotas.
Aprendi a te amar e a te compreender
Aprendi como é duro tentar e ser alguém como você é.
Aprendi que tua presença é tudo que eu poderia querer.
E por graça do nosso Criador ela estará sempre em mim.

Obrigado Senhor, por ter me concedido meu pai !


Pensamento
"Existe algo ilimitado no amor de um pai,
algo que não pode falhar, algo no qual acreditar
mesmo que seja contra o mundo inteiro.
Nos dias da nossa infância, gostamos de pensar
que nosso pai tudo pode; mais tarde,
acreditaremos que seu amor pode compreender tudo."

(Frederick Faber)


Poesia

Eu sou pequeno.
Estou na insegurança dos primeiros passos.
Não sei falar o que sinto,
mas sei do que necessito.
Não me negues a tua paternidade,
nem a tua compreensão.
Não basta que me apontes o caminho
Quero que caminhes comigo,
passo à passo, dando-me tuas mãos.
Não me negues a luz da tua experiência.
Estou começando a aprender.
Responde às minhas perguntas,
não com mentiras,
nem com meias verdades.
Fale-me palavras simples,
do jeito que eu possa entender.
Brinca comigo.
Sê meu herói,
meu grande amigo:
e me ensinas a bem viver
Oh! Pai, eu sou criança!
Cativa-me amando-me.
Desejo sentir-me "teu filho"
e ter o tamanho de tuas esperanças.


Obrigado
meu Deus
pelo meu
amado Pai...


FONTE: Revista "Ação Jovem" III Trimestre de 2003 USADO COM PERMISSÃO

0 Comments:

Post a Comment

<< Home