Friday, February 23, 2007

PROGRAMA JA - A FILHA PRÓDIGA



16:15 = Serviço Cântico : ________________ = ___________________ = _________________

16:30 = Reflexão: _A Lição da Velhinha___



16:35 = Hino Inicial: ______________________

16:39 =Oração Inicial: ____________________

16:40 = A FILHA PRÓDIGA I PARTE

(Personagens – Filha Pródiga-______________Diretor J.A. - ________________)

(Começa com uma jovem falando aparentemente sozinha, mas se referindo a um pai imaginário, que seria Deus).

Laura - Olhe, Pai. Estive pensando e resolvi tomar um novo rumo. Estou cheia, não agüento mais esse pode e não pode. É sempre a mesma coisa: regras daqui, regras dali. Tudo muito ultrapassado. Decidi deixar de ser esta careta e brega. A partir de agora vou me vestir, me portar como o mundo moderno exige.

(Neste momento, ela pega o telefone e liga para alguém da igreja, o diretor dos jovens, por exemplo).

Laura - Alô Marcello, eu to ligando pra dizer que não vou participar do programa de Sábado na igreja.

Marcello - Mas por que, Laura?

Laura - É que eu to saindo de férias com alguns amigos. Vou passar o resto do mês fora.

Marcello - Posso saber onde vocês vão?

Laura - Sei lá, por aí. Talvez pro litoral.

Marcello - Você sabe o que acontece nestes lugares nesta época do ano, não é? Será que vale a pena ir mesmo?

Laura - Olha, César. Você vai me desculpar, mas eu não to a fim de ouvir sermão, já pensei bem e estou indo.

Marcello - Você é quem sabe, Laura. Vou orar por você.

Laura - Ta legal. Tchau!

16:45 = Música Especial:__________________

16:50 = A FILHA PRÓDIGA II PARTE

(Laura -___________Amigos 1__________Amigo 2______________Amigo 3______________)

Laura com alguns amigos sentada numa calçada se divertindo.

Laura - Gente, isso aqui ta muito legal. Nunca vi tanta animação. E aí, o que é que a gente vai fazer agora?

Amigo - Sei não. A gente tá sem grana e não vai dar pra inventar nada.

Laura - Que isso, cara. Pode deixar comigo. Eu to com meu cartão de crédito disponível. Vamos lá naquele clube bacana que tem por ali. É tudo por minha conta.

Amigo - Valeu, Laura. Vamos lá.

(Os amigos comemoram e saem em bando).

16:55 = Curiosidade Bíblica (realizada por 4 jovens 1 – 2 – 3 – 4 )

1. Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.

2. Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: "Porque a Sua misericórdia dura para sempre."

3. O profeta que veio depois de Malaquias foi João Batista.

4. Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu.

1. João era o discípulo mais jovem dos doze.

2. Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.

3. Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.

4. Ló era o pai de Moabe e Bem-ami, e também o avô dos dois porque "as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai". (Gen. 19:36-38)

1. 42 mil pessoas perderam a vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. (Juízes 12:5, 6)

2. Adão não teve sogra.

3. A única idade de mulher que se menciona na Bíblia é a de Sara (Gên. 23:1)

4. A primeira cirurgia foi realizada por Deus, quando tirou uma costela de Adão. (Gên. 2:21,22)

1. Além de Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)

2. A arca de Noé tinha três andares. (Gên. 6:16)

3. O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.

4. Em Gate houve um homem de grande estatura, que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé. (II Samuel 21:20)

1. Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo.

2. Existem muitos dados curiosos relativos às estatísticas bíblicas. Um dos números que mais aparece na Bíblia é o 7. Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição.

3. Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.

4. O sábio Salomão deixou mais de três mil provérbios.

17:00 - A FILHA PRÓDIGA III PARTE

(Todos estão bebendo e se divertindo, quando Laura se afasta por um estante do grupo, meio entristecida).

Laura - O que é isso tudo? Parece tudo tão vazio.

(De repente vem uma amiga e lhe pede).

Amiga - Aê Laura, tá acabando a bebida. Libere o cartão pra buscar mais.

Laura - Toma. Mas vê se manera, tá legal?

Amiga - Eu, hein? Vai dar uma de pão-dura agora, é? To indo buscar. (ela sai)

Laura - Q quê eu to fazendo aqui, não foi essa a minha criação. Será que isso vale a pena mesmo?

(Laura fica pensativa).



17:05 - Dinâmica: COMPRIMIDOS PARA A FÉ

Para refletir como é a nossa fé; como e se permitimos que Deus aja em nós; como nós repartimos nossa fé com os outros, etc..

Material : Três copos com água. Três comprimidos efervescentes. (aqueles tipo sonrisal)

Coloque três copos com água sobre a mesa.

Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.

Peça a atenção do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água. Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada.



Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água. Estimule a discussão com o grupo, com questões como:

Qual dos três comprimidos+copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse? Com qual dos três se parece a minha relação com Deus? Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora? Com qual dos três eu me pareço quando levo minha fé para fora da igreja? etc..

Textos bíblicos que você pode relacionar:

Parábola do semeador (Mc 4.1-9; Mt 13.1-9; Lc 8.4-8)

Parábola da candeia (Mc 4.21-25; Lc 8.16-18)

"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15)

"Vós sois o templo onde habita Deus"

"Eis que estou a porta e bato" (Ap. 3.20)



17:15 – A FILHA PRÓDIGA IV PARTE

(Laura, depois de Ter perdido seu dinheiro em festas e coisas fúteis, procura os amigos).

Laura - (No banco 24 horas) - Saldo esgotado! E agora o que é que eu vou fazer? Já sei!

(Pega o celular e liga pra um dos amigos).

Laura - Alô! Bruno, e aí?... É a Laura. Escuta, cara, eu tava precisando de um apoio. É, sujou! Eu queria que você me arranjasse uma grana pra eu resolver umas coisas... O quê? Não vai dar? Como? Por que? Mas eu tô precisando!

É!! Então, ta! Valeu. Tchau!

(Vai até a casa de uma amiga e toca o interfone).

Bel: Quem é!

Laura - Oi, Bel, é a Laura!

Bel - Que Laura?

Laura - Eu, a Laura, da Praia! Eu precisava falar com você. To precisando de ajuda.

Bel - Não conheço nenhuma Laura de nenhuma praia! Tchau!

(Ela fica perplexa, quando de repente passa um amigo de bagunça).

Laura - Mário, que bom te encontrar! Eu tava pensando...

(Ele passa por ela fingindo que não a conhece).

(Laura, cansada e faminta ouve um anuncio de emprego pelo rádio).

Radio - ...E atenção, a Fazenda Boas Novas está contratando homens e mulheres solteiros, para a temporada de corte de cana. Bom pagamento pela empreitada.

Os interessados devem procurar o escritório da fazenda.

(Ela vai até a porta do Escritório, confere o endereço, e entra).

17:20 – Notícias SEJAM

=_________________________________

= ________________________________

= Lual SEJAM______________________

= Oscar SEJAM____________________

17:25 – A FILHA PRODIGA – PARTE FINAL

Neste momento, está ocorrendo o culto na igreja de Laura. O pregador é o amigo, diretor dos jovens. Ela entra, sem que ninguém perceba e se senta no último banco.

(A pessoa que faz o pregador, neste momento, fará o encerramento do programa JA, com uma mensagem da Bíblia, tipo o perdão de Deus. No final, durante a mensagem, reconhece no último banco a Laura, vai até ela, a abraça, dá boas vindas, com muito carinho e diz que está feliz por vê-la. A leva para frente, dá um testemunho da felicidade que sente por vê-la de novo em casa, todos cantam um hino (Vaso novo, por exemplo) e se faz a oração final."

17:30 - Oração Final: ____________________

17:31 - Hino Final: __Te Agradeço__________

0 Comments:

Post a Comment

<< Home