Sunday, June 18, 2006

:: Fazendo um JA ::

COMO ORGANIZAR UM CULTO JA SIMPLES E EFICIENTE

O Culto JA não é a única tarefa do Ministério Jovem, mas ocupa um lugar
extremamente importante. Ele é o programa onde os jovens se desenvolvem e
tem momentos de adoração. Por disso, é preciso buscar maneiras de
fortace-lo.

Muitos líderes tratam o Culto JA como uma atividade opcional, e ai está o
segredo do descrédito do programa em muitas igrejas. Para alguns ele e
apenas um show que só deve ser feito quando existirem estrelas para
participar (Um grupo, um orador, etc.). Outros o encaram como um compromisso
desgastante demais, que não pode ser feito todo o Sábado porque não existem
idéias, público, colaboradores, e por isso é cansativo. Alegam que não há
fôlego para um ano, sendo assim, é melhor ir devagar.

Agora, pense comigo: é justo oferecer apenas shows à igreja, e deixa-la sem
programa quando eles não existem? É justo deixar de fazer o Culto JA por
considera-lo desgastante? Será que este é o único programa desgastante da
igreja? O que você e eu diríamos se o Pastor distrital decidisse fazer o
culto de oração da Quarta a noite apenas uma vez por mês, ou se a equipe da
Escola Sabatina fizesse seu programa quinzenalmente? Isso parece absurdo,
não? Ai é que vem a questão: porque muitas vezes achamos que com o Culto JA
é diferente? É preciso criar consciência de que o culto JA é um programa do
módulo semanal da igreja como os demais. Um bom líder de jovens organiza seu
planejamento de modo a não passar nenhum em branco.

Para tornar o Culto JA mais eficiente e menos trabalhoso é necessário
sistematizar seu funcionamento estabelecendo as partes fundamentais, de modo
que seja fácil prepara-lo. A fórmula BOLETIM pode lhe ajudar para isso. Cada
letra da palavra significa uma parte que deve ser desenvolvida durante o
culto JA. Variando a ordem e a forma de apresentação de cada parte, o
programa se torna mais dinâmico. O importante é não perder tempo pensando em
como construir o programa. BOLETIM é uma fórmula que envolve todas as
principais ênfases e propósitos do Ministério Jovem e também do próprio
Culto JA. Conheça cada uma das partes:


· Bíblia (7 min):

· Oração (5 min):

· Louvor (7 min)

· Envolvimento (10 min)

· Testemunho (7 min)

· Incentivo/informações(5 min)

· Mensagem (15 min)

Tempo Total do programa - 56 min.


Algumas sugestões para ampliar as alternativas das partes básicas do Culto
JA, mantendo-o dentro do BOLETIM:

Bíblia (7 min):

· Texto escolhido na linguagem de hoje;

· Versões diferentes (explicar);

· Bíblia mais antiga/nova;

· Textos difíceis;

· Pessoas falam o verso favorito e por quê;

· Curiosidades Bíblicas;

· História de como a Bíblia transforma vidas;

· Sugestões de quem lê a Bíblia com prazer;

· Leitura Bíblica:

· Um leitor;

· Dois leitores;

· Jogral;

· Quatro leitores alternadamente;

· Leitura responsiva por rapazes e moças;

· Leitura responsiva feita por um lado do auditório de cada vez;

· Leitura por família;

· Leitura ilustrada. A medida que a leitura vai sendo feita as
imagens a ilustram;

· Usar um fundo musical caracterizado.

Oração (5 min):

· Oração dois a dois;

· Como orar;

· Oração silenciosa;

· Tipos de oração;

· Pedidos especiais;

· Oração na Bíblia;

· Orações respondidas;

· Oração em cadeia;

· Corrente de oração;

· Pessoa escolhida orando;

· Alguém que teve uma oração respondida;

· Oração responsiva;

· Oração em grupo ou família;

· Oração membro + visita;

· Oração cantada;

· Pedidos de oração em uma frase;

· Amigo secreto de oração;

· Orações por problemas específicos;

· Momentos de promessas sobre a oração;

· Pessoas de diferentes grupos a cada semana para orar. Avós, pais,
jovens, solteiros, universitários, juvenis, etc.;

· Oração feita por três pessoas. Uma responsável pelo louvor, outra
por ações de graças e a terceira pela intercessão;

· Oração infantil.

Louvor (7 min)

· Cântico congregacional;

· Música especial;

· Música com um instrumento raro;

· Monólogo - letra lida enquanto a música é tocada;

· Hino ilustrado - enquanto é cantado imagens o ilustram;

· Dados sobre música;

· Cântico novo;

· Louvor na Bíblia;

· Talento musical;

· Projeto serenata;

· Concurso musical;

· Noções elementares sobre música;

· Conhecendo instrumentos musicais;

· Hinos e cânticos conhecidos e tocantes;

· Aprender músicas e cânticos novos;

· Moças cantam uma estrofe e rapazes outra;

· Dividir o auditório em duas partes;

· Preparar história de hinos que tenham ligação com as partes
apresentadas;

· Usar cânticos em ritmo marcial, hinos devocionais, etc.;

· Usar Slides, Transparências, Apresentações em Power Point, com
hinos;

· Hinos em ordem alfabética (tomar por base algum hinário);

· Participação de crianças;

· Música instrumental;

· Solos;

· Duetos;

· Trios;

· Quartetos;

· Conjuntos;

· Festivais (solos ou duetos inéditos, quartetos, conjuntos, corais,
etc.);

· Selecionar as músicas para evitar os exageros.

Envolvimento (10 min)

· Atividades de grupo;

· Conheça seu irmão;

· Saudação aos visitantes;

· Concursos:

· Por idades;

· Por equipes;

· Curiosidades da Bíblia;

· Devoção Matinal;

· Concurso de oratória - tema no início do programa, mensagem no
final;

· Se fizer um concurso com duração além de um programa, não
ultrapasse dois meses para não perder a motivação;

· Gincana:

· Entre idades;

· Equipes livres;

· Entre GAJAs;

· Divisão por sorteio:

· Atividades sugestivas:

· Dividir partes dos cultos JA entre as equipes;

· Cegos com Bíblia em Braile;

· Discurso de uma pessoa que nunca falou em público;

· Trazer ex-Adventistas;

· Trazer alguém importante da região e homenagear-lhe;

· Casal para cantar um dueto;

· Alguém que toque harpa junto com alguém que cante;

· Bíblias antigas;

· Visitas a hospitais;

· Alimentos e objetos para as Dorcas;

· Etc.

· Evite:

· Imitar a televisão;

· Torcidas dentro da igreja (Não incentive nem permita);

· Tarefas que não tenham ligação com atividades religiosas ou
espirituais.

Testemunho (7 min)

· Por que sou Adventista;

· Uma benção da semana;

· História de minha conversão;

· História missionária;

· Alguém que venceu um mau hábito ou pecado;

· Jesus no dia a dia - como Jesus influencia o dia a dia;

· Testemunho em vídeo.

Incentivo/informações(5 min)

· Ano Bíblico;

· Meditação matinal;

· Lição da Escola Sabatina;

· Curso de leitura JA / Juvenis;

· Presença nos programas;

· Programas que vem aí;

· Jornal JA;

· Resultados de atividades;

· Informações:

· Interrupções planejadas;

· Recursos audiovisuais;

· Perguntas e respostas;

· Apresentar como se fosse notícia;

· Duas pessoas dando o anúncio em uníssono ou de forma alternada;

· Entregando cartão escrito no sábado pela manhã;

· Gravar em cassete a mensagem;

· Desenho num quadro negro;

· Cartaz.

Mensagem (15 min)

· Meditação;

· Ação Jovem;

· Dinâmica de grupo;

· Painel;

· Um recado de Ellen White;

· Pregador Juvenil;

· Encenação;

· Um orador;

· Alguns oradores;

· Perguntas e respostas;

· Vídeo;

· Slides;

· Entrevista;

· Mesa redonda;

· Reportagem;

· Lições objetivas;

· Debate:

· Palestrante especializado;

· Discussão entre os jovens com apresentação das definições;

· Discussão pública;

· Perguntas a um grupo preparado para responde-las;

· Temas interessantes:

· Recreação;

· Cinema/ TV/ Filmes;

· Casamento;

· Profissões;

· Amizades;

· Moda;

· Jogo;

· Sexo;

· Namoro;

· Drogas;

· Homossexualismo / Lesbianismo / Bissexualismo;

· Masturbação;

· Música;

· Pecado;

· Tentação;

· Etc.

É importante variar esporadicamente também o local:

· Ar livre;

· Beira de um rio;

· Bosque;

· Beira de um lago;

· Sítio;

· Em outras Igrejas;

· Praça pública;

· Asilo;

· Na casa de um jovem;

· Em uma Creche.

1 Comments:

At 5:47 PM, Blogger Amanda Félix said...

Muito obrigada pelas postagens irmão, ajuda muito!

 

Post a Comment

<< Home