Sunday, April 30, 2006

:: Amar ao Próximo ::

Amar ao próximo

Duração: 30 min.

Material: papel, lapis.

Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.

Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.

Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:

1. 1 - Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
2. 2 - E a tarefa?
3. Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".
4. Como nos comportamos no nosso dia a dia?
5. Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?

Encerre com uma oração.

Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.

Abra o olho meu irmão

Material: Dois panos para fechar os olhos e dois chinelos ou porretes feitos com jornais enrolados em forma de cacetete.

Descrição: Dois voluntários devem ter os rostos cobertos e devem receber um chinelo ou porrete. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste.

Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duas situações sejam bem observados, o coordenador retira a venda do outro voluntário e encerra a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual.

A reação dos participantes pode ser muito variada. Por isso, é conveniente refletir algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc.

Alguns questionamentos podem ajudar, primeiro perguntar aos voluntários como se sentiram e o por quê. Depois dar a palavra aos demais participantes. Qual foi a postura do grupo? Para quem torceram? O que isso tem a ver com nossa realidade? Quais as cegueiras que enfrentamos hoje? O que significa ter os olhos vendados? Quem estabelece as regras do jogo da vida social, política e econômica hoje? Como podemos contribuir para tirar as vendas dos olhos daqueles que não enxergam?
Sugestões de textos: Marcos 10, 46-52; Lucas 10 25 a 37 ou Lucas 24, 13-34.

***********************************************************************************
A teia do envolvimento

Objetivos:Apresentações e integração

Material:Rolo de barbante
Procedimento:Todos de pé, em círculo ou espalhados.

Apanhe o rolo de barbante, amarre a ponta no dedo e apresente-se ao grupo. Escolha uma pessoa e, avisando-a para segurar, arremesse cuidadosamente para ela o rolo de barbante. Peça, agora, para que dê uma volta com o barbante no dedo indicador e faça o mesmo que você, ou seja, que se apresente. Feito isso, deverá arremessar o rolo para outra pessoa, mantendo o fio retesado. O jogo prosseguirá nessa dinâmica, até que o último jogador faça a sua apresentação.A partir desse momento, peça para que todos visualizem o emaranhado que o barbante provocou. Sugira que busquem verificar a forma criada com os arremessos do rolo de barbante.

Por fim, peça para que o último participante desenlace o fio de seu dedo, arremesse o rolo ao jogador anterior a ele, isto é, ao que tem o laço anterior ao dele, e apresente o colega. Oriente-o para que tente relembrar o mais fielmente possível o que o mesmo havia dito. Desta forma prossegue até que chegue novamente no facilitador

Benditas sejam estas mãos

1. Iniciar com canto de louvor.
2. Leitura Bíblica: Marcos 8. 22-25
3. Reflexão:"Se os olhos são o espelho do corpo, as mãos são o espelho da alma" (Zélia Duncan)Jesus usou o toque das mãos para curar. Portanto, não precisamos ter receio em bendizer, abençoar e tocar as pessoas concretamente (ao invés de uma "imposição aérea" das mãos), proclamando as poderosas palavras da graça de Deus.
4. Bênção:Convide as pessoas para que formem 2 círculos, um interno e outro externo (uma pessoa de frente para a outra, de mãos dadas). A pessoa que coordena lê a primeira frase e as outras repetem. Depois, as pessoas do círculo externo andam um passo a direita (para ficarem de frente para outra pessoa e formar um novo par, de mãos dadas). A pessoa que coordena lê então a segunda frase, as demais repetem e trocam de lugar; assim sucessivamente até a 12a frase.

Bênção das mãos (Diann Neue)Convite: Olhemos nossas mãos, descubramos o seu poder e sua ternura, e bendigamos as nossas mãos.

Benditos sejam os trabalhos de nossas mãos
Benditas sejam estas mãos que tocaram a vida
Benditas sejam estas mãos que criaram coisas belas
Benditas sejam estas mãos que contiveram a dor
Benditas sejam estas mãos que abraçaram com paixão
Benditas sejam estas mãos que plantaram novas sementes
Benditas sejam estas mãos que cerraram seus punhos com indignação
Benditas sejam estas mãos que levantaram colheitas
Benditas sejam estas mãos que se endureceram com o tempo
Benditas sejam estas mãos que se enrugaram e se feriram trabalhando pela justiça
Benditas sejam estas mãos que se deram e foram recebidas
Benditas sejam estas mãos que sustentaram as promessas do futuro
Benditos sejam os trabalhos de nossas mãos

Comprimidos para fé

Material :
Três copos com água.
Três comprimidos efervescentes. (aqueles com envelope tipo sonrisal)

Coloque três copos com água sobre a mesa.Pegue três comprimidos efervescentes, ainda dentro da embalagem.Peça a atenção do grupo e coloque o primeiro comprimido com a embalagem ao lado do primeiro copo com água.Coloque o segundo comprimido dentro do segundo copo, mas com a embalagem fechada.Por fim, retire o terceiro comprimido da embalagem e coloque-o dentro do terceiro copo com água.

Estimule a discussão com o grupo, com questões como:Qual dos três comprimidos+copos faria mais efeito caso você estivesse passando mal e o bebesse?Com qual dos três se parece a minha relação com Deus? Eu permito que ele aja "sem embalagem" ou eu o deixo do lado de fora?Com qual dos três eu me pareço quando levo minha fé para fora da igreja?etc..

Textos bíblicos que você pode relacionar:
Parábola do semeador (Mc 4.1-9; Mt 13.1-9; Lc 8.4-8)
Parábola da candeia (Mc 4.21-25; Lc 8.16-18)
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15)
"Vós sois o templo onde habita Deus"
"Eis que estou a porta e bato" (Ap. 3.20)


Você me conhece?

1.. Mamãe você me conhece? Fecha os olhos da mãe e coloca várias crianças da mesma idade, e ela terá que descobrir quem é o seu filho. Ganha a mãe que descobrir.
2.. Melhor Declaração de amor.O homem e a mulher deverão dar a melhor cantada de sua vida. Tendo uns jurados para dar as notas, pois a melhor cantada ganha.
3.. Peça Bíblica.Cada equipe deverá forma uma peça bíblica, a melhor peça, ganha.
4.. Peça Cômica.Cada equipe deverá fazer uma peça com bastante humor.
5.. Melhor cena de filme.Cada equipe deverá fazer uma cena de qualquer filme inesquecível.
6.. Caça ao tesouro.É colocado várias pistas, até chegar ao tesouro tanto desejado, ganha pontos as equipes que forem chegando de acordo com a colocação.
7.. Qual é o Hino?Essa competição deverá ser feita estilo Qual é a musica?Com 2 equipes.
8.. Corrida Bíblica.São colocados dois participantes de cada equipe, e eles terão que achar a passagem na bíblia, e ao mesmo tempo em que acerta, pular para a cadeira da frente. Ganha quem chegar primeiro.
9.. Quebra Cabeça.É distribuído um quebra cabeça para cada equipe, e quem formar primeiro ganha.
10.. Passa ou repassa Bíblico.É feito um desafio aos participantes de cada equipe, e se não souberem a resposta, passa para frente, caso a outra equipe não descubra, eles terão que responder ou pagar com tarefa.
11.. Musica Quase no Lar.Cada equipe deve criar uma música com o tema do acampamento.
12.. Poema ou poesia.Cada equipe deverá fazer um poema ou uma poesia sobre o tema do retiro.

MÃE, MIL VEZES OBRIGADO!


Em um momento da programação, fazer o: “Recadinhos do coração”. Com cartolina vermelha fazer corações. Entregar para os filhos escreverem uma mensagem. Em alguns momentos, dependendo do número de mensagens dividir os momento, alguém lê os recadinhos, com fundo musical.

ABERTURA - (Homenagem feita por um locutor com fundo musical).Mamãe nosso coração está em festa. Publicamente queremos homenagear-te.Mãe, sem tua presença, nossa vida não teria sentido, nossos caminhos seriam tristes e solitários. Deste-nos a vida e continua sendo o sol da nossa existência. Sem você ao nosso lado, faltaria aquele calor humano, aquela ternura que só um coração de mãe sabe dar.Obrigado mamãe! Mil vezes obrigado!

Um grande escritor assim afirmava: "A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo".Obrigado por teu carinho, tua dedicação, suas noites em claro quando estávamos doentes. Obrigado pelo que foste e és para cada um de nós. Obrigado pelo simples fato de existir.Obrigado mamãe! Mil vezes obrigado!

ENCENAÇÃO 1 – Mãe, doutora em desenvolvimento infantil e relações humanas.Narrador: Uma mulher chamada Anne foi renovar sua carteira de motorista e fizeram-lhe a seguinte pergunta:Atendente: Qual é a sua profissão?Anne: Minha profissão? Deixa eu ver...Atendente: O que lhe pergunto é se tem um trabalho.Anne: Claro que tenho um trabalho. "Sou mãe".Atendente: Nós não consideramos "mãe" um trabalho. Vou colocar "dona de casa".Narrador: Aquilo fez com que Anne, uma simples mãe, refletisse bastante nas palavras da atendente, no outro dia ela voltou, e estava disposta a falar francamente. E lá estava a mesma atendente e lhe fez a mesma pergunta.Atendente: Qual é a sua profissão?Anne: "Sou doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".Narrador: A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente para o ar, e olhou Anne como quem diz que não ouviu bem.Atendente: Não entendi, pode repetir por favor?Anne: Claro! Anote aí. "Sou doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas".Atendente: Me diga minha senhora, o que realmente você faz?Anne: Minha querida eu desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e em campo experimental (normalmente eu teria dito, dentro e fora da casa). Sou responsável por uma equipe (minha família), e já recebi quatro projetos (todas meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda?!), o grau de exigência é de 15 horas por dia (para não dizer 24).Narrador: Naquele momento houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária, que acabou de preencher o formulário, se levantou, e pessoalmente abriu a porta para Anne. Quando chegou em casa, com o título da carreira erguido, ela foi recebida pela sua equipe - uma com 21, outra com 18, e outra com 10 anos. Do andar de cima, pode ouvir o seu mais novo experimento - um bebê de sete meses, testando uma nova tonalidade de voz. Anne se sentiu triunfante!Anne: Maternidade...que carreira gloriosa!Narrador: Assim as avós deveriam ser chamadas "Doutoras - Sênior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas". As bisavós "Doutora Executiva Sênior", e as tias "Doutora Assistente". Eu acho!Todas as mães, avós, bisavós e tias merecem saber disso.

ENCENAÇÃO 2 - MÃE VERSUS FILHOS

Cenário: uma sala e uma cozinha. Personagens: mãe, filha 1 e filha 2.Objetivo: Mostrar ao filhos que não é só nos dia das mães que a mãe tem que ser amada.

Narrador: É muito fácil em uma data como esta, os filhos falarem palavras doces, de carinho para nossas queridas mães. Esta que um dia nos colocou no mundo, esperou por 9 meses, com paciência, com muito amor, e nos ajuda sempre, esta sempre ao nosso lado. Mas, o que realmente importa a cada uma das mães, não é apenas uma programação bonita, nosso carinho, presentes neste dia, mas sim, em casa, vivermos o que estamos falando neste programa especial, dedicado com muito amor a você que é mãe.

(A mãe esta em cena, preparando o almoço, pois suas filhas estão para chegar)

Mãe: Nossa! Já esta quase na hora das meninas chegarem.Daniela: Oi mãe! Ai que fome. O que tem de gostoso?Mãe: Olha eu fiz isso, não tinha mistura e o seu pai não deixou dinheiro.(Daniela faz careta, sem que a mãe perceba e senta-se para comer, logo após chega a Fernanda)Fernanda: Mãe, você sabe que eu não gosto disso. Não tem nada? Que saco! Chego em casa com fome e olha o que tem. (fala brava).Narrador: Mal sabiam as filhas a angústia que sua mãe estava por saber que aquela refeição preparada com amor, não agradaria suas filhas, pois cada mãe sabe o que cada filho gosta, do jeito que gosta.(As filhas antes de voltar ao trabalho, assistem um pouco de televisão, dando uma leve bagunçada na casa).Fernanda: Mãe, tchau, esta na minha hora.Daniela: Espera eu, vou com você, terei de entrar mais cedo hoje, tchau mãe.Mãe: Nossa, vou ter que ir ao mercado comprar algumas coisas.Narrador: A mãe então sai para fazer comprar para a casa, e demora um pouquinho, porque todos aqui sabem o que é ir em um mercado, não é?!(A mãe chega em casa com algumas sacolas, olha para a casa bagunçada e diz):Mãe: Que bagunça! Deixa eu começar, né?!(Chegam as filhas do serviço)Daniela: Ai que canseira, trabalhei até. (ela liga a televisão, enquanto entra a Fernanda).Fernanda: Já começou a novela?Daniela: Já, começou agora.(As duas sentam na sala)Narrador: Enquanto sua mãe esta na cozinha limpando, pois teve um dia muito corrido e devido a isso a casa ainda não estava limpa.Mãe: Vem me ajudar. Têm um monte de coisas para fazer, tive que sair hoje, vêm me ajudar.Fernanda: Ah mãe, estou assistindo, estou cansada, espera um pouco.Daniela: A casa esta do mesmo jeito da hora do almoço mãe, ninguém fez nada e agora você fica enchendo, depois nós vamos.Narrador: A mãe mais uma vez foi humilhada por suas filhas e chora ao travesseiro calada.Filhas estas que dizem que a ama, que ela é tudo, mas no dia a dia são isso que acabaram de ver, e não percebem a tristeza que causam a sua mãe.E você? Que tipo de filho esta sendo? Talvez não seja este o seu problema, mas qual é o seu problema? Você esta sendo aquilo que Deus e sua mãe espera de você?Quanto tempo vai esperar para amar de verdade a sua mãe? Quando perde-la? Pois sabemos que nada neste mundo é para sempre e eterno. Vamos fazer então amá-las enquanto há vida, pois o amanhã pode ser tarde demais.

ENCENAÇÃO 3 - OBRIGADO MAMÃE!

Paulinho era uma criança muito obediente, sempre ajudava a sua mãe nas tarefas da casa. Certo dia, Paulinho queria comprar uma bola, escreveu um bilhete e colocou ao lado do prato da mãe. Dizia assim:

Mamãe deve a Paulinho:
Por guardar a roupa: 4,00
Por arrumar a cama: 3,00
Por anotar recados: 4,00
Por lavar a louça: 5,00
Por fazer lições: 4,00
Outras tarefas: 5,00
TOTAL: 25,00

Na mesa do jantar, Paulinho achou os R$ 25,00 e também havia uma notinha que dizia assim:
Paulinho deve a mamãe:
Por 3 boas refeições ao dia: NADA
Por lavar e passar a roupa: NADA
Por cuidar quando esta doente: NADA
Por um lar e muito amor: NADA
Por ensinar e educar: NADA
Outros serviços : NADA
O menino abraça a mamãe e diz:

Querida mamãe,
Obrigado por teu carinho, teu sacrifício, e teu amor sem fim. Te amo.
Me perdoe por ter sido tão ingrato com você.
Você não me deve nada, me deu a vida e me dá tudo até hoje. Sou o que sou pois você é cuidadosa e me ensinou a ser sincero e a ter caráter.
Obrigado! Obrigado mãe!

Elaborado por: Andréa / Americana

Friday, April 28, 2006

:: O que é Importante Para Você? ::

O que é importante para você?

(Preparo para o programa: Letreiro, um vaso transparente, duas pedras que caibam dentro dele, um pouco de brita pequena, um pouco de areia, e um jarro com água)

Momentos de louvor: 11 - Em Tua casa

13 - Teu poder
15 - Medley Quão bom (confraternização)

Sorteio para visitantes: ________________________

Carinho quente: ______________________________

Hino Inicial: 02 - Você me pertence ______________________

Oração Inicial: ____________________

Mensagem Musical: ________________________

Introdução ao tema: ________________________


(O material deverá estar sobre a mesa)
Estamos vendo 2 pedras e a frase acima faz a pergunta: o que é importante para você?
Muitas vezes ouvimos pessoas falarem de pedras que atrapalham seu caminho, ou de pedras no sapato, que dificultam o caminhar.
As pedras na Bíblia são usadas como símbolos de força, coragem, determinação e durabilidade.
Logo no início da Bíblia temos o relato de duas pedras utilizadas para serem usadas como registro de mandamentos para o povo de Israel cumprirem.
Pedra na ressurreição de Lázaro
Pedra nas mãos de Davi para matar Golias
Pedra nos muros de Jericó, que ruíram depois de uma ordem Divina

Música com a congregação: Vem com Josué...

__________________A Pedra Do Mestre


Havia uma pedra, bela e grande.Um dia, alguém passou por ali e vendo a pedra, pôs-se a contemplá-la.
Ficou por um longo tempo olhando os contornos da pedra, as flores quea rodeavam e o sol que parecia deixá-la mais bonita.
Disse para si mesmo: esta é a Pedra do Mestre. Posso imaginar Meu Mestre ali orando por mim, momentos antes de sua morte. Posso Vê-lo sentadosobre ela a sorrir para mim, tendo a certeza de que não morreu em vão.
Foi quando outra pessoa chegou e lhe falou:
Estou há algum tempo a observar-te, de frente para esta pedra, epenso: o que pode levar alguém sorrir por tanto tempo a uma pedra e,sinceramente, não encontro um justo motivo que possa me convencer deque não estejas perdendo teu tempo.
Ele voltou-se para o estranho que invadira seu momento com o Mestre:Pois bem. Fico também pensando em algo:O que pode levar alguém a perder seu tempo tão precioso querendoentender algo que está somente para ser sentido.Eu olho para a pedra e vejo Deus.Eu olho para a pedra e sinto Deus.Tu olhas para a mesma pedra, mas nada vês e com tua mente julgas oque não estás sentindo.Para tornar-te um sábio, meu amigo, é preciso que vejas e sintas como coração.Só assim poderás ver, mesmo numa pedra, a presença de "Deus aabençoar-te".

Mensagem musical: _________________________

________________________As pedras grandes e o vaso

Colocar em um vaso de boca larga algumas pedras dentro. Então perguntar às pessoas:
Está cheio?
então pegar um balde de pedregulhos e virar dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as rochas grandes. Então perguntar : E agora, está cheio?
então levantar uma lata de areia e começar a derramar areia dentro do vaso. A areia então preencherá os espaços entre os pedregulhos. Pela terceira vez perguntar: Então, está cheio?

Pegar então um jarro de água e jogar dentro do vaso. A água vai saturar a areia. Neste ponto, perguntar novamente:
Agora está cheio?

o ponto é o seguinte: A menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, nunca mais as conseguirá colocar lá dentro. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: seu relacionamento com Deus, sua família, seus amigos, seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas pequenas, como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo, nem espaço em suas vidas.

Mensagem Musical: ______________

Sermonete: ___________________

Texto: II Sm 22:1-7

Ilustração: É Samuel Cavert quem afirma: "O pior momento para um ateu é quando ele sente a necessidade de mostrar-se grato, mas não tem a quem agradecer!" Conta-se uma lenda de que dois anjos foram enviados a terra, com a missão de recolher num cesto as orações da humanidade. Outro anjo, encarregado de reunir as "orações de agradecimento" depois de permanecer um longo período na terra, voltou aos céus triste, decepcionado e desolado, com seu cesto quase vazio.

I - O SENHOR É NOSSA ROCHA

1 - Por vezes vimos o termo rocha ou pedra na Bíblia simbolizando
a) Segurança
b) Defesa
c) Refúgio alto e inacessível

2 - Deus é a nossa rocha e por isso nós devemos ser-lhe gratos, por ser nossa fortaleza e segurança em meio às tribulações.

II - LIBERTADOR

1 - Libertador e resgatador
a) Nos concedeu a liberdade do pecado e nos regatou das garras de Satanás

III - NOS PROPORCIONA LIVRAMETNO

1 - Deus estremece a terra para salvar e socorrer um filho
a) Das tramas da morte
b) Da caias infernais

CONCLUSÃO: Por isso que devemos ser gratos a Deus, não importa o que aconteça Ele é nosso refúgio, nossa fortaleza socorro bem presente, a pedra forte que foi rejeitada pelos homens e que nos liberta das garras de Satanás e nos da a vida por isso.

Salmos 18: 1 e 2 - O Senhor é o nosso refúgio e fortaleza...

Se em nossa vida não dermos o primeiro lugar à grande Rocha, que é Cristo, as outras coisas ocuparão o espaço que deveria ser primeiro de Cristo e quando nos lembrarmos disso teremos duas opções: ou esvaziamos a nossa vida por completo e recomeçamos com Cristo em primeiro lugar ou deixaremos Cristo de fora, pois onde colocaremos Cristo se nossa vida estiver toda ocupada com outras coisas?

Que em nossa vida coloquemos primeiro a grande pedra angular, a pedra da esquina do templo, Jesus Cristo, Nosso único meio de salvação. Amém.

Hino Final: 19 - Rei dos Reis

Oração Final: _______________________

Adaptação: Marizete Thomaz

:: Como Vencer a Tristeza ::

Como Vencer a Tristeza

Momentos de louvor: _________________________

Sorteio e Carinho quente: ______________________

Hino Inicial: ____________________


Oração Inicial: __________________

INTRODUÇÃO: __________________________

Quem viveu alguns anos já se encontrou com a tristeza várias vezes. É o tipo de sensação que nenhum de nós jamais gostaria de ter.
Há várias situações que provocam a tristeza. Por exemplo quando você perde coisas ou possessões, quando a sua empresa vai mal, ou a casa se vai em um negócio mal feito.
Quando de repente fica sem emprego, sem os amigos e você entra no mundo da solidão. Quando perde um parente através da morte ou do divórcio, parece que a tristeza é profunda e dói demais.

Em horas assim difíceis você recorre as promessas da Palavra de Deus? Ainda consegue acreditar no amor divino quando tudo esta escuro? O próprio Filho de Deus quando aqui esteve, passou por momentos de tristeza.

O profeta Isaías O chamou de homem de dores. Certamente apesar dos sentimentos de alegria por salvar a humanidade da morte, a tristeza da traição, o abandono dos apóstolos nos momentos cruciais do seu sofrimento, invadiram e machucaram o Seu coração.
Até o Seu querido Pai, que várias vezes O chamou de Filho Amado, teve que deixá-Lo sofrer para realizar a salvação da humanidade.

MENSAGEM MUSICAL SOBRE A MORTE DE JESUS: _________________________

APRESENTADOR 01 : __________________

É bom saber que mesmo quando estamos tristes, podemos ter a certeza de Seu amor, e de Sua companhia ao nosso lado. Essa é uma das maravilhosas promessas que Ele nos deu. No livro do profeta Isaías capítulo 57:15: "Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo. Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos."
Após Sua ressurreição, o Senhor deixou tudo para acompanhar a pé, dois discípulos que iam para a cidade de Emaus, que estavam vencidos pela decepção e pela tristeza.
Mais uma vez cumpriu a promessa, e mais do que isto, revelou a Sua consideração e o carinho por todas as pessoas tristes. (Luc 24:13)

Há outros exemplos bíblicos que são um conforto para os tristes e sofredores. Foi em um deserto que Deus supriu durante 40 anos, a um milhão de peregrinos, com o pão vindo do céu.
Foi durante um período de fome nacional que o Senhor mandou ao profeta Elias duas refeições diária transportadas por aves. Durante uma grande crise, houve farinha suficiente e azeite quase interminável para sustentar uma fiel e carente viúva, que pertencia ao povo de Deus. A extremidade humana é a oportunidade de Deus.

MENSAGEM MUSICAL SOBRE O AMOR DE DEUS: ________________________

APRESENTADOR 02 : ________________________

Um Vôo Turbulento
"Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a Minha destra fiel." (Isaías 41:10).
Ele observou o menino sozinho, na sala de espera do aeroporto, aguardando seu vôo.
Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da fila para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos.
Quando John - que observava o menino antes do embarque - entrou no avião, viu que o menino estava sentado ao lado de sua poltrona.
O menino foi cortês quando John puxou conversa com ele e, em seguida, começou a passar tempo colorindo um livro.
Ele não mostrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto as preparações para a decolagem estavam sendo feitas.
Durante o vôo, o avião entrou numa tempestade muito forte, o que fez com que a aeronave balançasse como uma pena ao vento.
A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade.
Uma das passageiras, sentada do outro lado do corredor, ficou intrigada com aquilo tudo e perguntou ao menino:
- Você não está com medo?
- Não senhora, não tenho medo - ele respondeu, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir. E disse com um sorriso:
- Meu pai é o piloto!

Existem situações durante nossa vida, que nos lembram um avião passando por uma forte tempestade. Por mais que tentemos, não conseguimos nos sentir seguros, em terra firme. Temos a sensação de que estamos pendurados no ar, sem nada a nos sustentar, a nos segurar, em que nos apoiarmos e que nos sirva de socorro. Então, sempre que se sentir inseguro e em situação de perigo, lembre-se:

"O Nosso Pai é o Piloto".

MÚSICA COM A CONGREGAÇÃO; Jesus meu capitão

APRESENTADOR 03: _________________________

Apesar das circunstâncias, por piores que elas pareçam, lembre-se que nossa vida está nas mãos de um Deus que nos ama e cuida de cada um de nós individualmente com mão poderosa e todo carinho. Ele está no controle de tudo, por isso não há o que temer. Jesus é a fortaleza em sua fraqueza; é o sorriso quando a tristeza consome a nossa alegria; é Aquele que nunca nega a mão para seu amigo quando o mesmo precisa de ajuda. Estenda a tua mão para Cristo e...

..."Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele fará." (Salmo 37:5).
Amigo, se está faltando alguma coisa, coloque sua confiança no Senhor porque Ele não o abandonará. Quando você disser: o que vamos comer hoje ou amanhã?
Lembre-se das palavras de Jesus: "Vosso Pai Celestial sabe que necessitais destas coisas. Portanto não vos inquieteis com o dia de amanhã." Mateus 6:31-33
Se está perdendo a saúde, lembre-se do Médico dos médicos. Aquele que curou a tantos enfermos, vai também reservar uma benção para você.
Lembre-se também que todas as coisas vão contribuir para o bem integral daqueles que buscam com sinceridade os caminhos de Deus. (Romanos 8:28)

Se o mundo hoje se tornou uma ameaça... Se a segurança e a paz estão cada vez mais distantes...Se o temor coletivo intranquiliza todas as classes.

MENSAGEM MUSICAL; ___________________________

ENCERRAMENTO: ______________________________

Podemos sentir a paz descrita no evangelho de João 14:27: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."
Se hoje você está triste porque perdeu uma oportunidade e está se lamentando: por que aconteceu isto? Ah se eu tivesse feito isto ou aquilo! Eu deveria estar dormindo quando aceitei aquela proposta. Por que eu não disse não?

Amigo, quem acredita em Deus, pode sempre recomeçar, pode recuperar o tempo e as coisas perdidas. Recomeçar, ter forças para superar os obstáculos, são os desafios de todo aquele que crê. Em II Coríntios 6:2 está escrito: "Eis agora o tempo oportuno. Eis agora o dia da salvação."
Vivemos num mundo de tristeza. Se você está triste porque sua imagem foi manchada e as pessoas não confiam mais em você...

Se está recebendo críticas e o seu mundo parece desabar, lembre-se que você é muito precioso para Deus.

O profeta Jeremias registra uma belíssima declaração de amor dedicada a você: "Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí." Jeremias 31:3
Se está desolado porque a morte feriu o seu lar, lembre-se que Deus tem um remédio para isso também. Aquele Jesus que disse : Lázaro sai para fora!, vai dizer a mesma frase aos nossos queridos, no dia maravilhoso em que vai voltar ao mundo.

Naquele dia todas as nossas tristezas irão embora para sempre. Apenas precisamos acreditar. Acreditar na virada que Deus vai dar em toda essa situação.

O que precisamos é aprender a plantar esperança. A Bíblia diz:"Aquele que sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes." Salmo 126:6.

"Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã." Salmo 30:5
Há duas coisas que podem nos ajudar -
1. Jesus nos dá forças para suportar.
2. Jesus colocará fim ao sofrimento quando vier.

Graças a Deus podemos aguardar com fé a chegada dessa gloriosa manhã. E isso nos dá serenidade. Nenhuma tempestade é suficientemente forte para nos assustar quando sabemos que o nosso barco chegará ao Porto com segurança.
Não há tristeza que possa diminuir a alegria da bem-aventurança que nos aguarda. Louvemos ao Senhor, porque através dEle podemos hoje superar a tristeza.

Hino Final: ____________________


Oração Final: ___________________

:: Tempo - Um Presente de Deus ::

TEMPO - PRESENTE DE DEUS
Momentos de louvor: 02 - Você me pertence
09 - Rendido a teus pés
18 - Foi Assim
15 - Quão bom (Confraternização)

Boas Vindas e Hino Inicial: 19 - Rei dos Reis


Oração Inicial: ________________________

Mensagem musical: _____________________

Sorteio para visitantes: ___________________

Carinho quente: ________________________

Mensagem musical: _____________________

Ilustração: Para o resto de nossas vidas

Existem coisas pequenas e grandes,
coisas que levaremos para o resto de nossas vidas.

Talvez sejam poucas, quem sabe sejam muitas, depende de
cada um, depende da vida que cada um de nós levou.

Levaremos lembranças, coisas que sempre serão
inesquecíveis para nós, coisas que nos marcarão,
que mexerão com a nossa existência em algum instante.

Provavelmente iremos pela vida a fora colecionando
essas coisas, colocando em ordem de grandeza cada
detalhe que nos foi importante, cada momento que
interferiu nos nossos dias, que deixou marcas,
cada instante que foi cravado no nosso peito
como uma tatuagem.

Marcas, isso... serão marcas, umas mais profundas,
outras superficiais porém com algum significado também.

Serão detalhes que guardaremos dentro de nós e que se
contarmos para terceiros, talvez não tenham
a menor importância pois só nós
saberemos o quanto foi incrível vive-los.

Poderá ser uma música, quem sabe um livro,
talvez uma poesia, uma carta, um e-mail, uma viagem,
uma frase que alguém tenha nos dito num momento certo.

Poderá ser um raiar de sol, um buquê de flores que se
recebeu, um cartão de natal. Uma palavra amiga num
momento preciso.

Talvez venha a ser um sentimento que foi abandonado,
uma decepção, a perda de alguém querido, um certo
encontro casual, um desencontro proposital.

Quem sabe uma amizade incomparável, um sonho que foi
alcançado após muita luta,
um que deixou de existir por puro fracasso.

Pode ser simplesmente um instante, um olhar, um sorriso,
um perfume, um beijo.

Para o resto de nossas vidas levaremos pessoas guardadas
dentro de nós. Umas porque nos dedicaram um carinho enorme,
outras porque foram o objeto do nosso amor. Quem
sabe haverá algumas que deixarão marcas profundas por terem
sido tão rápidas em nossas vidas e terem conseguido ainda assim
plantar dentro de nós tanta coisa boa.

Lá na frente é que poderemos realmente saber a qualidade
de vida que tivemos, a quantidade de marcas que conseguimos
carregar conosco e a riqueza
que cada uma delas guardou dentro de si.

Bem lá na frente é que poderemos avaliar do que exatamente
foi feita a nossa vida, se de amor ou de rancor,
se de alegrias ou tristezas,
se de vitórias ou derrotas, se de ilusões ou realidades.

Pensem sempre que hoje é só o começo de tudo, que se
houver algo errado ainda está em tempo de ser mudado
e que o resto de nossas vidas, de certa forma,
ainda está em nossas mãos.

Mensagem Musical: ___________________________

Apresentador: Texto Bíblico: Eclesiastes 3 .. há tempo para tudo
O tempo é a jóia mais preciosa doada ao ser humano. É o tempo quem determina nossa vida. Viver para sempre não será possível aqui na terra, e o tempo é responsável pela nossa preparação para uma vida que será para sempre no céu, com Jesus.
Viver aqui na terra significa administrar o tempo que nos foi dado aprendendo, ensinando, dividindo, somando e nunca diminuindo, porque o tempo não volta e não pára.

Vejamos neste momento uma encenação de como o tempo pode ser precioso na vida do ser humano.

Encenação:


A Flor e as Bênçãos de Deus...
NARRADOR: (Moça entra com uma pasta lotada de papéis e senta-se à mesa, escrevendo, atendendo ao telefone...) Havia uma jovem muito rica que não conseguia conciliar tudo na sua vida; o trabalho e os afazeres lhe ocupavam todo o tempo e a sua vida sempre estava deficitária em alguma área. Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido... E assim, as pessoas que ela amava eram sempre deixadas para depois... Até que um dia, seu pai, ( Entra o pai segurando um vaso com uma linda flor)um homem muito sábio, lhe deu um presente:UMA FLOR caríssima e raríssima, da qual só havia um exemplar em todo o mundo. E disse à ela:
PAI:" Filha, esta flor vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, e às vezes conversar um pouquinho com ela, e ela te dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores."
NARRADOR: A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual.Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam, ( a moça volta às tarefas e se esquece da flor) o trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chegava em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas, perfumadas. Então ela passava direto.
Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto! (Moça encena, e há agora um vaso com flores mortas)
Estava completamente morta, sua raízes estava ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amarelas. A jovem chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu:
PAI: Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso te dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como seus filhos, seu marido, sua família e seus amigos.
NARRADOR: A família, os amigos, os irmãos em Cristo são bênçãos que o Senhor te deu, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem.
Aquela moça se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Cuide das pessoas que você ama!
Você Tem cuidado das bênçãos que Deus tem te dado? Lembre-se sempre da flor, pois como ela são as Bênçãos do Senhor, Ele nos dá, mas nós é que temos que cuidar. Não permita que os muitos afazeres do dia-a-dia (importantes e necessários) tomem o tempo do que é essencial para a nossa salvação e de nossos queridos.
Por isso temos hoje a oportunidade de recomeçar uma nova vida em Cristo Jesus.

Apresentador: Aquela moça não teve tempo para cuidar de sua plantinha, que morreu. Muitas perdas poderiam ser evitadas se o tempo fosse melhor administrado.

Jogral (2 pessoas) -
Só Deus pode criar,
Mas você pode valorizar o que ele criou
Só Deus pode dar vida.
Mas você pode transmiti-lá e respeita-lá.
Só Deus pode dar fé.
Mas você pode dar o seu testemunho
Só Deus pode dar paz
Mas você pode semear a união
Só Deus pode dar a força
Mas você pode apoiar quem desanimar
Só Deus pode infundir esperança
Mas você pode restituir a confiança do irmão.
Só Deus pode dar amor
Mas você pode ensinar o seu irmão a amar
Só Deus pode dar alegria
Mas você pode sorrir para todos.
Só Deus é o caminho
Mas você pode indicá-lo a todos
Só Deus é a luz.
Mas você pode faze-la brilhar no mundo.
Só Deus é a vida
Mas você pode dar aos outros a alegria de viver
Só Deus pode fazer o impossível
Mas você pode fazer o que é possível
Só Deus pode fazer milagres
Mas você pode fazer sacrifícios
Só Deus pode fazer a semente do bem germinar
Mas você pode planta-lá no coração humano.
Só Deus basta a si mesmo
Mas ele preferiu contar com você !
Por isso valorize cada minuto de seu tempo
Pois ele pertence a Deus, que te deu.

Apresentador: O tempo é o resultado de segundos, minutos, horas, dias, meses, anos e séculos.
Que durante todos os dias de sua vida Jesus possa bençoá-lo e estar ao seu lado, ajudando-o a preparar-se para viver eternamente.

Hino Final: 08 - celebração

Oração final: ____________________


Criação: Marizete Thomaz

:: Início ou Fim? ::

Início ou Fim?


Momentos de louvor: __________________

Sorteio e carinho quente: __________________

Corinho Inicial: __________________

Oração Inicial: ___________________


Introdução: _____________________

Todas as vezes que o diabo disse a alguém: 'É o fim!", ali, na verdade, era o começo dos melhores dias, das maiores vitórias, dos melhores casamentos.
Porque não há lutas sem vitórias, nem barreiras intransponíveis, pois se estamos com o Rei dos Reis, estamos com o Deus dos impossíveis. Creia nisso e todas as lutas terão sabor de vitória em sua vida daqui pra frente.

Música de Robson Fonseca: Deus dos impossíveis _____________________



__________________O diabo disse a José do Egito, na cisterna do deserto: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, José , o governo do Egito te espera." E a vida de José começou a mudar quando ele foi jogado dentro de um poço. Quantas vezes nos sentimos no fundo do poço, como José? Mas ali começava uma nova vida para José, que foi vendido pelos seus irmãos como um escravo, mas foi um homem determinado a servir a Deus e tornou-se Governador do Egito e mais tarde alimentou seus irmãos que passavam fome.

_________________O diabo disse para Moisés no deserto: "É o fim!",e Deus disse:"É o começo, transformar-te-ei no libertador do meu povo." E Moisés continuou sua luta , porque tinha a certeza da vitória. Quem havia prometido que mostraria o caminho? Deus.
Moisés não duvidou e seguiu em frente.


_______________ O diabo disse a Ester no tempo de escravidão: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, transformar-te-ei na rainha dos Medos e Persas."

Música especial: ___________________


_____________O diabo disse Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, vocês serão grandes governadores da Babilônia."
Aqueles 3 rapazes estavam dentro de uma fornalha. Tão quente estava o fogo que os soldados foram mortos do lado de fora por causa do forte calor. Mas Deus garantiu a salvação para os 3 fiéis amigos de Daniel. Parecia ser uma tarefa impossível: livrar-se de um forno em chamas, mas para Deus nada é impossível. Deus é o Deus dos impossíveis.

____________________O diabo disse a Daniel na cova dos leões: "É o fim!", e Deus disse:"É o começo, sua história mudará o mundo." Já imaginaram a cena que se seguiu quando Daniel saiu da cova dos leões famintos sem nenhuma ferida?
Hoje temos medo de cachorros, de vacas e até de baratas e ratos... Daniel não teve medo de leões famintos. Preferiu ser jogado naquela cova do que desrespeitar a Deus.
Daniel confiava que a vontade de Deus seria feita. Tinha certeza de que para Deus nada é impossível.
_____________O diabo disse a Jonas, na barriga de um peixe: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, Ninive será salva através da sua pregação." Jonas fugiu para não fazer o que Deus havia mandado. Como uma dura lição, Deus o deixou ser jogado ao mar e ele foi engolido por um grande peixe. Como Deus é o Deus dos impossíveis, Jonas não foi mastigado pelo peixe, foi engolido e permaneceu dentro do peixe por 3 dias. Vivo.


Quando Deus permitiu, o grande peixe vomitou Jonas na areia do mar e Jonas foi cumprir a sua missão. Para Jonas o que parecia ser o fim foi um grande começo. Uma nova vida.

Música especial: ________________________


______________O diabo disse a João, exilado na Ilha de Patmos: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, você escreverá a maior revelação de todos os tempos: O Apocalipse." Hoje temos o livro do Apocalipse esclarecendo todos os mistérios do final dos tempos em que estamos vivendo. Para qualquer pessoa poderia ser o fim. Uma ilha desabitada. Não havia casa, família, amigos... mas João confiou em Deus e o que parecia seu fim foi o início de dias maravilhosos onde pôde ver o que escreveu em seu livro. Sentiu fortes emoções porque estava em contato direto com o céu.

__________________O diabo disse a Jesus, morto na cruz: "É o fim!", e Deus disse:
"É o começo, todo o poder no céu e na terra, Eu entrego nas tuas mãos."
Quando Jesus estava preso na cruz, parecia ser o fim para muitas pessoas que ali choravam sua morte. Mas era o começo da nossa salvação.
Por isso, se o diabo disser a você que: "É o fim!", comece a dar Glória à Deus e Aleluia, porque Deus está dizendo: "É apenas o começo." O diabo não tem o poder de decretar o fim de nenhum filho de Deus."O sofrimento não é o fim, mas o começo para todos os que crêem."

Música especial: ____________________


Para vossa meditação:
"E tudo o que pedirdes em oração, crede, que o recebereis e tê-lo-eis."(Marcos: 11: 24). "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quizerdes, e vos será feito." (João 15:7 ). "Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê" (Marcos 9:23 )."E tudo quanto pedirdes em Meu Nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em Meu Nome, Eu o farei João 14: 13 e 14 ).

A vaquinha:
Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seu fiel discípulo, quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita... Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos, também com as pessoas que mal conhecemos.


Chegando ao sitio, constatou a pobreza do lugar: sem calçamento, casa de madeira, os moradores, um casal e três filhos, vestidos com roupas rasgadas e sujas... Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai daquela família, e perguntou:

"Neste lugar não há sinais de pontos de comércio e de trabalho. Como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?" E o senhor calmamente respondeu:

"Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros alimentícios e a outra parte nós produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo e assim vamos sobrevivendo."

O sábio agradeceu pela informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho, voltou ao seu fiel discípulo e ordenou: "Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali à frente e empurre-a, jogue-a lá embaixo."

O jovem arregalou os olhos espantado e questionou o mestre sobre o fato de a vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas, como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer.

Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos, até que, um belo dia, ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar àquele mesmo lugar e contar tudo àquela família, pedir perdão e ajudá-los. E assim o fez.

Quando se aproximava do local, avistou um sítio muito bonito, com árvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.
Apertou o passo e, chegando lá, foi logo recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos.


O caseiro respondeu: "Continuam morando aqui." Espantado, o discípulo entrou correndo na casa e viu que era mesmo a família que visitara antes com o mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor (o dono da vaquinha): "Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida?" E o senhor, entusiasmado, respondeu: "Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu. Daí em diante, tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos que podíamos, assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora!"
LEMBRE-SE: Quando parece ser o fim, pode ser o começo de uma nova vida
"Quando alguém está unido com Cristo é uma nova pessoa,as coisa velhas se passam e tudo se faz novo."Bíblia, segundo livro de Coríntios, capítulo 5 verso 17

Corinho Final: ____________________________


Oração Final: ___________________________


Criação: Marizete Thomaz

:: Ama ao Teu Próximo ::

Ama a teu Próximo...

Momentos de louvor: _____________________


Sorteio e Carinho quente: __________________

Hino Inicial: ________________


Oração Inicial: ______________________

Música especial sobre o amor: __________________
(Sugestão: Se eu não tiver amor - Regina Motta)

Introdução: _______________________


A Formiga e a Pomba
Uma pequena formiga parou de trabalhar, a fim de observar uma pombinhabranca que de asas abertas voava pela amplidão. O entusiasmo foi tão grandeque a formiguinha nem reparava onde punha as pernas. Sem saber como, caiunas águas de um regato que ali corria. Teria sido levada pelas águas se apomba não a visse quando de um vôo rasteiro. Interrompeu suas acrobacias edesceu até quase tocar as águas; depois, com um fino galho preso ao bico,conseguiu salvar a formiguinha, que saiu gotejante do regato e se estendeuna relva fina para se aquecer ao sol.
Como farei para demonstrar gratidão e reconhecimento a essa tão doce ave queme socorreu com tanta presteza? - pensava a formiguinha.
Enquanto isso, iaacompanhando com o olhar a generosa pombinha, que retornara ao vôo.

Acontece que a oportunidade não tardou muito a aparecer.
Na tarde do dia seguinte, a pombinha, exausta dos seus novos exercícios esentindo um forte calor, pousou num ramo de árvore junto ao regato e aliadormeceu. Um garoto desocupado, que vivia à caça de passarinhos com seuestilingue, viu a pomba que dormia despreocupadamente.

Era uma presa fácil.Assim, sem perda de tempo, o moleque procurou algumas pedras e, colocando-as de jeito, usou uma entesando o arco, fez pontaria, já preparado para atacar.
A formiguinha, que voltava para casa trazendo uma enorme carga às costas,viu angustiada aquele gesto impiedoso. Largou o fardo e pensou: "O que fazernesse momento para alertar a pombinha?" Em fração de segundo, ela decidiu a coisa com acerto. Aproximou-se do garoto e lhe deu uma forte ferroada no calcanhar.


- Ai... ai... ai! Mas que dor... - gritou o moleque, erguendo o pé eesfregando o local onde a formiga o picara.
A decisão funcionou direitinho, porque a pombinha acordou espantada com ogrito do garoto e, quando viu bem de perto o perigo tão sério que ameaçavasua própria vida, abriu rapidamente as asas e alçou um vôo ligeiro,desaparecendo no azul do firmamento.
O garoto, desapontado, seguiu seu caminho, levando uma marca avermelhada no calcanhar...

Enquanto isso, a formiguinha feliz agradecia na sua linguagem aoportunidade que teve de, embora pequenina e frágil, poder recompensar um favor recebido, numa hora oportuna.
(Desconheço o autor)

Música especial: _________________________

Ilustração: ____________________


A MORADA NO CÉU (explicar que é uma parábola)
Um homem muito rico morreu e foi recebido no céu. O anjo guardião levou-o por várias alamedas e foi mostrando-lhe as casas e moradias.Passaram por uma linda casa com belos jardins. O homem perguntou: «Quem mora ai?" O anjo respondeu: "É o Raimundo, aquele seu motorista que morreu no ano passado.»


O homem ficou pensando: Puxa! O Raimundo tem uma casa dessas! Aqui deve ser muito bom! Logo a seguir surgiu outra casa ainda mais 'bonita. "E aqui, quem mora?» Perguntou o homem.O anjo respondeu: "Aqui é a casa da Rosalina, aquela que foi sua cozinheira."
O homem ficou imaginando que, tendo seus empregados magníficas residências, sua morada deveria ser no mínimo um palácio.Estava ansioso por vê-la. Nisso o anjo parou diante de um barraco construído com tábuas e disse: "Esta é a sua casa!"


O homem ficou indignado. "Como é possivel! Vocês sabem construir coisa muito melhor.»
"Sabemos - respondeu o anjo - mas nós construímos apenas a casa. O material são vocês mesmos que selecionam e nos enviam lá de baixo. Você só enviou isso!"
Cada gesto de amor e partilha é um tijolo com o qual construímos a eternidade. Tudo se decide por aqui mesmo, nas escolhas e atitudes de cada dia.Disse Jesus: Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos, a Mim o fizeste".



Música especial: ____________________


ACRÓSTICO: (entram 4 pessoas segurando as letras da palavra AMOR, atrás de cada letra estará escrita a mensagem que cada pessoa apresentará)
A - Ama a teu próximo como a ti mesmo. Se você quer ser amado, ame primeiro. Se quer ser respeitado, respeite primeiro, se quer ser feliz, faça outras pessoas felizes. Este é o segredo do verdadeiro amor ao próximo.
M - Morar no céu é o desejo de cada ser humano que conhece Jesus. Mas se não tiver amor no coração, ninguém jamais verá a Deus. Pois Deus é amor.
O - Orgulhe-se de espalhar amor por onde passar. Só o amor constrói. O amor constrói amizades duradouras. O amor constrói a paz. O amor derruba todos os muros: medo, preconceito, solidão, tristeza... nada resiste ao poder do amor.
R - Rompa as barreiras que te impede de amar ao teu próximo como a ti mesmo. Só o amor rompe as barreiras. Encante-se e faça mudanças em sua vida ao ouvir esta música.


Música especial: O amor rompe barreiras (Iveline) ___________________

Encerramento: _____________________

I João 4: 8 - Aquele que não ama não conhece a Deus pois Deus é amor.
Se não amamos, se não temos esta capacidade é porque não conhecemos a Deus. Não compreendemos o Seu amor para conosco, a ponto de dar a vida de Seu Único Filho para nossa salvação e felicidade.


A capacidade de amar verdadeiramente só está no coração de quem já conhece Jesus.
Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa, após a terrível guerra do Vietnã. . . Ele ligou para seus pais, em São Francisco, e lhes disse:
- Mãe, Pai, eu estou voltando para casa, mas, eu tenho um favor a lhes pedir.
- Claro meu filho (emocionados), peça o que quiser!
- Eu tenho um amigo que eu gostaria de trazer comigo.
- Claro meu filho, nos adoraríamos conhecê-lo!!!!
- Entretanto, há algo que vocês precisam saber, ele fora terrivelmente ferido na última batalha, sendo que ele pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. O pior é que ele não tem nenhum lugar para onde ir e, por isso, eu quero que ele venha morar conosco.
- Eu sinto muito em ouvir isso filho, nós talvez possamos ajudá-lo a encontrar um lugar onde ele possa morar e viver tranqüilamente! (assustados).
- Não, mamãe e papai, eu quero que ele venha morar conosco! (emocionado e muito nervoso)
- Filho, disse o pai, você não sabe o que está nos pedindo. Alguém com tanta dificuldade, seria um grande fardo para nós.
- Nós temos nossas próprias vidas e não podemos deixar que uma coisa como esta interfira em nosso modo de viver. Acho que você deveria voltar para casa e esquecer este rapaz. Ele encontrará uma maneira de viver por si mesmo (constrangidos)
- Neste momento, o filho bateu o telefone. Os pais não ouviram mais nenhuma palavra dele.



- Alguns dias depois, no entanto, ele receberam um telefonema da polícia de São Francisco. O filho deles havia morrido depois de ter caído de um prédio. A polícia acreditava em suicídio. Os pais angustiados voaram para São Francisco e foram levados para o necrotério a fim de identificar o corpo do filho. Eles o reconheceram, mas, para o seu horror, descobriram algo que desconheciam: O filho deles tinha apenas um braço e uma perna.

Os pais, nesta história são como muitos de nós. Achamos fácil amar aqueles que são bonitos ou divertidos, mas, não gostamos das pessoas que nos incomodam ou nos fazem sentir desconfortáveis.

De preferência, ficamos longe destas e de outras que não são saudáveis, bonitas ou "espertas" como "nós acreditamos que somos". Dou Graças a DEUS por nos enviar Seu Filho Jesus Cristo que não nos trata desta maneira. Alguém que nos ama com um amor incondicional, que nos acolhe dentro de uma só família.

Esta noite, antes de nos recolhermos, façamos uma pequena oração para que DEUS nos dê a força que precisamos para aceitar as pessoas como elas são, e ajudar a todos, a compreender aqueles que são diferentes de nós. Há um milagre chamado AMOR, que mora em nosso coração.

Você não sabe como ele acontece ou quando surge. Mas, você sabe que este sentimento especial aflora e você percebe que o AMOR é o presente mais precioso de Deus. Amigos são como jóias raras. Eles fazem você sorrir e lhe encorajam para o sucesso .
Eles nos emprestam um ouvido, compartilham uma palavra de incentivo e estão sempre com o coração aberto para nós. Mostre aos seus amigos o quanto você se importa e é grato a eles.

Hino Final: __________________

Oração Final: _________________


Criação: Marizete Thomaz

:: O Sal da Terra ::

O SAL DA TERRA
Momentos de louvor: _________________________

Hino Inicial: 480 Em Tuas Mãos

Oração Inicial: _______________________

Ilustração: Você não está só (Anexo) ______________________

Apresentação das visitas e entrega das lembranças: ______________________

Música especial: ___________________________

Introdução ao Estudo da Lição: ____________________________

Chamada das Crianças: __________________________

Música Especial: ___________________________

Jogral: 2 pessoas hino Sal da Terra (Anexo: _______________________

Experiência: Vós sois o sal da terra: ____________________________

Encerramento: Ser o sal da terra é ter a certeza de que podemos temperar o mundo com o sabor da vida que há em Cristo Jesus.
Se você quer ajudar a temperar este mundo com a sua vida, sendo realmente o sal da terra, enquanto estivermos cantando, faça seu compromisso com Deus.

Hino Final: Sal da Terra - 486

Oração Final: _______________________________


Você Não Está Só
Aquela era uma noite como outra qualquer para aquele moço cego que voltava para casa pelo mesmo roteiro de sempre, há três anos. Ele seguia tateando com sua bengala para identificar os acidentes do caminho, que eram seus pontos de referência, como todo deficiente visual.
Mas, naquela noite, uma mudança significativa havia acontecido no seu caminho: um pequeno arbusto, que lhe servia de ponto de referência e estava ali pela manhã, fora arrancado.

A rua estava deserta e ele não conseguia mais encontrar o rumo de casa.

Andou por algum tempo, e percebeu que havia se afastado bastante da sua rota, pois verificou que estava numa ponte sobre o rio que separa a sua cidade da cidade vizinha. Era preciso encontrar o caminho de volta. Mas como, sem o auxílio da visão? Começou a tatear com sua bengala, quando uma voz trêmula de mulher lhe indagou:
- O senhor está encontrando alguma dificuldade?- Acho que me perdi, respondeu o rapaz.- Foi o que pensei, comentou a mulher.- Quer que o acompanhe a algum lugar?
O rapaz lhe deu o endereço e ela, oferecendo-lhe o braço, o conduziu até à porta de casa.
- Não sei como lhe agradecer, falou o moço.
- Eu é que lhe devo um sincero agradecimento, respondeu ela, já com voz firme.
- Não compreendo, retrucou o rapaz.
E a jovem senhora então explicou:
- Há uma semana meu marido me abandonou. Eu estava naquela ponte para me suicidar, pois geralmente àquela hora está deserta. Aí encontrei o senhor tateando sem rumo e mudei de idéia.

A mulher disse boa noite, agradeceu mais uma vez, e desapareceu na rua deserta.
Também, em nossas vidas, talvez tenhamos passado por experiências semelhantes à das personagens dessa história.
Quantas vezes já não sentimos vontade de sumir, de pôr um fim ao sofrimento que nos visita e um braço amigo nos sustentou antes da queda.Ou, talvez tenhamos sentido perdido, sem rumo, sem esperança, e uma voz se fez ouvir e nos indicou uma saída.
Quem já não se sentiu numa situação assim, vivendo ora como o socorro que chega, ora como o socorrido?

Tudo isso nos dá a certeza de que nunca estamos sós.

Alguém invisível vela por nós e nos oferece um braço amigo nas horas de desespero. Ou, então, inspira-nos a oferecer nosso apoio a alguém que está à beira do abismo.
Pense nisso!

Você costuma olhar ao seu redor, no seu dia-a-dia?
Costuma prestar atenção naqueles que seguem com você pelo mesmo caminho?
Se já tem o hábito e a sensibilidade de se importar com os semelhantes, talvez tenha sido um anjo desses a alguém em desespero. E se ainda não havia pensado nisso, pense agora. E comece a ser um braço amigo sempre disposto a conduzir alguém com segurança.
Jesus disse: "Eis que estou convosco até o fim dos séculos."
Ser o sal da terra significa ter e ser o sabor da diferença que nos faz ser semelhantes a Jesus.
Seja o sal da terra e tempere a vida de alguém com seu amor, carinho e amizade.


EXPERIÊNCIA - O SAL DA TERRA
- Levar duas vasilhas transparentes, uma com sal e outra com açúcar refinado
- Combinar com duas pessoas para observarem a reação de cada ala da igreja
- Estas duas pessoas ficarão à frente observando cada pessoa
- Duas mulheres passam com as vasilhas, uma em cada ala
- As pessoas vão provar o produto branco e se for sal, vão fazer careta
- Se for açúcar vão ficar com o rosto normal, sem expressão
- Pedir a quem observou que comente o que viu

Resumo: A direção do programa vai explicar que ser o sal da terra significa fazer a diferença, provocar uma reação, temperar, dar sabor à vida das pessoas e à sua própria.

Somente o sal causa impacto para quem o prova.
Somente o sal pode temperar o alimento.
Imaginem um arroz sem sal.
Imaginem o feijão sem sal, etc.


. Sal da terra

Jesus nos deu esta missão:
O Seu amor compartilhar.
Somente entraremos em ação,
Se o amor de Deus nos motivar.
O Seu poder nos moveráE assim iremos repartir,
O amor de Deus, a verdadeira paz,
E a doce esperança no porvir.

Vós sois o sal da terra
Vós sois o sal da terra
Restaurando o sabor e
a alegria de viver
Vos sois o sal da terra

A vida que Jesus viveu,
E exemplo que Ele nos deixou,
Demonstram o real
sentido da missão
Que o Senhor nos confiou.
Saber a todos perdoar,
Querer a todos aceita,
Revela a grandeza do serviço
E aponta para o salvador.



Criação: Marizete Thomaz

:: As Mãos ::

As Mãos

Momentos de Louvor:___________________________

Hino Inicial: Mãos

Oração Inicial: _______________________

Introdução ao tema: Depende das mãos ___________________

Depende das mãos

Uma bola de basquete em minhas mãos vale uns R$ 35,00,Uma bola de basquete nas mãos do Oscar vale uns R$70,00.Depende das mãos que a seguram.
Uma bola de volei nas minhas mãos vale uns R$ 25,00,Uma bola de volei nas mãos do Tande vale uns R$50,00.Depende das mãos que a seguram.
Uma raquete de tênis em minhas mãos não tem uso algum,Uma raquete de tênis nas mãos do Guga o tornou o atual número 1 do mundoDepende das mãos que a seguram.
Uma vara em minhas mãos vai manter animais afastados de mim,Uma vara nas mãos de Moisés abriu o mar Vermelho.Depende das mãos que a seguram.
Um estilingue nas minhas mãos é um brinquedo,Um estilingue nas mãos de Davi se tornou uma arma poderosa.Depende das mãos que o seguram.
Dois peixes e cinco pães em minhas mãos se tornarão alguns sanduíches,Dois peixes e cinco pães nas mãos de Deus podem alimentar multidões.Depende das mãos que os seguram.
Pregos em minhas mãos podem significar a construção de uma casa,Pregos nas mãos de Jesus significam a salvação do mundo inteiro.Depende das mãos...
Como você pode concluir agora, que tudo depende das mãos...Então, coloque suas preocupações, interesses, temores, anseios, sonhos, sua família, e seus relacionamentos nas mãos de Deus.

Pois tudo depende das mãos que os têm.

Música especial: ___________________________

Jogral: As Mãos _______________________

AS MÃOS

Há mãos que sustentam e mãos que abalam.
Mãos que limitam e mãos que ampliam.
Mãos que denunciam e mãos que escondem os denunciados.
Mãos que se abrem e mãos que se fecham.
Há mãos que afagam e mãos que agridem.
Mãos que ferem e mãos que cuidam das feridas.
Mãos que destroem e mãos que edificam.
Mãos que batem e mãos que recebem as pancadas por outros.
Há mãos que apontam e guiam e mãos que descem.
Mãos que são temidas e mãos que são desejadas e queridas.
Mãos que dão com arrogância e mãos que se escondem ao dar.
Mãos que escandalizam e mãos que apagam os escândalos.
Mãos puras e mãos que carregam censuras.
Há mãos que escrevem para promover e mãos que escrevem para ferir.
Mãos que pesam e mãos que aliviam.
Mãos que operam e que curam e mãos que "amarguram".
Há mãos que se apertam por amizade e mãos que se empurram por ódio.
Mãos furtivas que traficam destruição e mãos amigas que desviam da ruína.
Mãos finas que provam dor e mãos rudes que espalham amor
Há mãos que se levantam pela verdade e mãos que encarnam a falsidade.
Mãos que oram e imploram e mãos que "devoram".
Mãos de Caim que matam.
Mãos de Jacó que enganam.
Mãos de Judas que entregam.
Mas há também as mãos de Simão, que carregam a cruz,
e as mãos , que enxugam o rosto de JESUS.

Onde está a diferença?


Não está nas mãos, mas no coração!!!

É na mente transformada que dirige a mão santificada, delicada.
É a mente agradecida que transforma as mãos em
instrumentos de graça.

Mãos que se levantam para abençoar, mãos que baixam para
levantar o caído, mãos que se estendem para amparar o cansado.
São como as mãos de Deus que criam, que guiam,
que salvam, que nunca faltam.

Existem mãos... e mãos.
As tuas, quais são?
De quem são
Para que são?

Música especial: _________________________

Introdução ao Estudo da Lição: __________________________

Chamada das crianças: ______________________________

Apresentação das visitas: ______________________________

Música especial: __________________________________

Informativo: O poder que une as mãos
"Certa noite eu estava fazendo de tudo para ajudar uma mãe em trabalho de parto. Apesar do esforço ela não resistiu e nos deixou com um bebê prematuro e uma filha de dois anos em prantos.Era muito complicado manter o bebê vivo sem uma incubadora (não tínhamos eletricidade para ativar uma incubadora). Também não tínhamos recursos adequados de alimentação. Mesmo morando na linha do equador, as noites eram, não raro, frias com aragens traiçoeiras. Uma das aprendizes de parteira foi buscar a caixa que reservávamos a tais bebês e os panos de algodão para envolvê-los. Uma outra foi alimentar o fogo para aquecer uma chaleira de água para a bolsa de água quente. Sem demora retornou desconsolada pois a bolsa havia rompido.Borracha estraga fácil em clima tropical. "Era nossa última bolsa", disse-me.Assim como no ocidente se diz que "não adianta chorar sobre o leite derramado", na África central poderia ser que "não adianta chorar sobre bolsas estragadas". Elas não crescem em árvores, e não existem farmácias no meio das florestas ... "Muito bem", disse eu, "coloque o bebê em segurança tão próximo quanto possível do fogo e durmam entre a porta e o bebê para protegê-las das lufadas de vento frio. Mantenham o bebê aquecido."Na tarde seguinte, fui orar com as órfãs que eventualmente quisessem reunir-se comigo. Fiz uma série de sugestões que pudessem despertá-las a orar e, também, contei-lhes sobre o bebê. Expliquei nossa dificuldade em manter o bebê aquecido em função da única bolsa de água quente que havia estourado. E que o bebê poderia morrer se pegasse frio. Mencionei a irmãzinha de dois anos que não parava de chorar a perda e ausência da mãe.Durante as orações, uma das meninas de dez anos, uma de nossas crianças africanas, orou: "Por favor, Deus, manda-nos uma bolsa de água quente. Amanhã talvez já vai ser tarde, Deus, porque o bebê pode não agüentar. Por isso, manda a bolsa ainda hoje". Enquanto eu ainda procurava recuperar o ar diante de tamanha audácia, num corolário, acrescentou: "E já que, Deus, estás cuidando disso, por favor, manda junto uma boneca para a maninha dela, para que saiba que também a amas de verdade."Como acontece muito com crianças, me colocaram em apuros. Poderia eu, honestamente, dizer "Amém" ? Eu simplesmente não podia acreditar que Deus poderia fazê-lo. A Bíblia diz isso. Mas há limites. Ou não? O único jeito de Deus atender tal pedido seria por encomenda à minha terra natal, via correio. Eu estava então na África, por quatro anos. E jamais havia recebido uma encomenda postal de casa. De qualquer forma, se alguém mandasse algo, poria nela uma bolsa de água quente? Eu morava na linha do equador.À meia tarde, durante uma aula da escola de enfermagem, veio um recado dizendo que um carro estacionara no portão de minha casa. Ao chegar em casa, o carro havia partido, mas deixara um pacote de 11 kg na varanda. Meus olhos lacrimejaram. Não consegui abrir o pacote sozinho, e solicitei que algumas crianças do orfanato me ajudassem. Tudo foi feito com muito cuidado para que nada fosse danificado. Os corações batiam forte. Trinta a quarenta olhos acompanhavam arregaladamente cada ação. A camada de cima era composta de roupas coloridas e cintilantes. Os olhinhos das crianças brilhavam à medida em que as distribuía. Depois vieram as ataduras para os leprosos, caixinhas de passas de uva e farinha, que dariam gostosos bolos para o fim de semana.Quando pus as mãos de novo na caixa, pasmem ... "Uma bolsa de água quente, novinha em folha" eu gritei!Eu não havia feito nenhuma encomenda neste sentido. Rute, que estava no banco da frente, saltou e começou a gritar: "Se Deus mandou a bolsa, ele também mandou a boneca !". Enfiando as mãos na caixa, se pôs à procura da boneca. E lá estava ela, maravilhosamente vestida! Rute nunca duvidara.Olhando para mim, perguntou: "Posso ir junto levar a boneca para aquela menina, para que ela saiba que Jesus também a ama muito?" Este pacote estivera a caminho por cinco meses. Foi uma iniciativa da minha ex-professora de escola bíblica, cuja líder atendeu a voz do Senhor de enviar uma bolsa de água quente. E uma das meninas da turma decidiu mandar junto uma boneca cinco meses antes, em resposta a uma oração de outra menina de dez anos que acreditou fielmente que Deus atenderia a sua oração, ainda naquela tarde."
"E será que, antes que clamem, eu responderei ... (Is 65.24)"

Música especial: _____________________________



ENCERRAMENTO: ________________

A oração que segue leva menos de 1 minuto. Ao recebê-la, faça-a. É só o que peço. Nada mais. Passe a mesma adiante para quem desejar. Mas não deixe de fazê-lo, por favor. A oração é um dos maiores presentes gratuitos que temos. Ela não custa nada, mas tem muitas recompensas.Continuemos orando uns pelos outros.
Junte agora as suas mãos e ore ao Senhor.
"Pai, peço-te que abençoes meus amigos ao ouvirem esta oração.Atenta para sua mente e corações. Onde houver dor, concede paz e misericórdia.Onde houver dúvidas, renova a confiança de que podes agir por meio deles.Onde houver canseira e esgotamento, dá compreensão, orientação e força para se colocarem sob a Tua liderança.Onde houver estagnação espiritual, peço-Te que os renoves mostrando-lhes que estás perto e queres que se aproximem de ti e busquem intimidade contigo.Onde houver medo, revela teu amor, e concede-lhes tua coragem.Onde houver qualquer pecado criando bloqueios, dá-lhes o poder de enxergá-lo para que as amarras se soltem em favor dos seus amigos.Abençoa tudo que somos e temos, abrindo nossos olhos e coração para onde a necessidade nos orientar.Dá-nos discernimento para reconhecer os obstáculos e a superá-los pelo teu poder e amor.Peço-Te isto em nome de Jesus."
Ao juntar as mãos em sinal de humildade e respeito ao Pai, estaremos solicitando as Suas mãos a nos amparar.

Hino Final: _________________________


Oração Final: _________________________

:: Não Tenha Medo ::

NÃO TENHA MEDO!

Adaptação: Marizete Thomaz

Momentos de Louvor: 26 - Bem junto a Cristo 48 - Lindo País 40 - O poder do amor

Hino Inicial: 42 - Seja engrandecido
Oração inicial: _________________

Mensagem musical: _____________

Sorteio para visitantes: __________
Carinho Quente: _______________

Mensagem Musical: _____________

Introdução: A porta do medo

"Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Cada vez que fazia prisioneiros, não os matava, levava-os a uma sala, que tinha um grupo de arqueiros em um canto e uma imensa porta de ferro do outro, a qual haviam gravadas figuras de caveiras.Nesta sala ele os fazia ficar em círculo, e então dizia:- Vocês podem escolher morrer flechados por meus arqueiros, ou passarem por aquela porta e por mim lá serem trancados. Todos os que por ali passaram, escolhiam serem mortos pelos arqueiros.Ao término da guerra, um soldado que por muito tempo servira o rei, disse-lhe:- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?- Diga, soldado.- O que havia por de trás da assustadora porta?- Vá e veja.O soldado então a abre vagarosamente, e percebe que a medida que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente, até que totalmente aberta, nota que a porta levava a um caminho que sairia rumo a liberdade.O soldado admirado apenas olha seu rei que diz:- Eu dava a eles a escolha, mas preferiram morrer a arriscar abrir esta porta.Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar?Quantas vezes perdemos oportunidades, apenas por sentirmos medo de abrir a porta de nossas esperanças?
Hoje Jesus quer abrir uma porta: a do seu coração!
Não tenha medo! Abra a porta e deixe Jesus entrar."

Mensagem musical: ___________________


Apresentador: Não tenha medo. Esta é a ordem de Jesus. Apesar de vivermos em um mundo que funciona assim:
Há uma curva chamada fracasso, um trevo chamado confusão, quebra-molas chamados amigos, faróis de advertência chamados família e pneus furados chamados empregos.Mas se você tiver um estepe chamado determinação, um motor chamado perseverança, um seguro chamado fé e um motorista chamado Jesus, você nunca sentirá medo de nada, pois Jesus estará sempre com você!

__________________: Texto Bíblico: Juizes 7 nos conta a história da derrota dos Midianitas.
Gideão não acreditava que venceria os Midianitas e pediu provas a Deus. Deus respondeu à oração de Gideão, que encheu-se de coragem e juntou os homens para a guerra. Mas Deus disse a Gideão que havia muita gente.
A primeira coisa que Deus mandou dizer ao povo foi o que está escrito no verso 3:
"quem é medroso e tímido volte... e voltaram 22 mil, ficando só 10 mil."
A maioria era de medrosos que não confiavam em Deus".

___________________: No Livro de Lucas no Capítulo 24 versos 36,37 e 38 - Jesus aparece aos discípulos, após Sua ressurreição e eles pensam que é um fantasma e sentem medo. Medo de Jesus, que esteve tanto tempo com eles.Pedro foi outro que teve medo. Medo de afundar, mesmo estando tão perto de Jesus.

Apocalipse, em seu último capítulo, nos diz que ficarão de fora alguns tipos de pessoas, e entre elas estão os medrosos.
Não temos o que temer. Jesus é o nosso capitão.

Mensagem musical: ____________________

Encerramento:____________________
Senhor,Eu me submeto a ti. Reconheço que ser como o Senhor quer que eu sejaestá além da minha capacidade humana.
Sei que preciso da tua ajuda. Quero me associar a ti e receber o Dom de sabedoria, discernimento, revelação e orientação.
Preciso também de tua força e paciência, juntamente com umaporção generosa do teu amor fluindo por meu intermédio.Ensina-me a amar como tu amas, Senhor. Onde eu precisar ser curado, liberto,transformado, amadurecido ou aperfeiçoado, eu te convido a realizar tua obraem mim . Ajuda-me a andar em retidão e pureza diante de ti.
Ensina-me os teus caminhos, capacita-me a obedecer aos teus mandamentos e a fazer apenas o que for agradável aos teus olhos.
Que a beleza do teu Espírito seja visível em mim para que eu sirva de exemplo como cristã. Dá-me a capacidade de comunicação , de ensino e de proteção que devo Ter.
Faz de mim a pessoa que devo ser, e ensina-me a orar e a realmente interceder pela vida dos Teus filhos. Senhor, tu disseste em tua palavra: "E tudo quando pedirdes emoração, crendo, recebereis"(Mt 21:22).Em nome de Jesus eu peço que o Senhor aumente a minha fé para que eu creiaem todas as coisas que colocaste em meu coração .Amém

Apresentador: Não precisamos ter medo de nada. Apenas orar esta oração que acabamos de ouvir. Jesus, como nosso capitão e comandante de nossas vidas, estará à frente, dando-nos a coragem de que tanto necessitamos.

Jesus meu capitão, é o hino que vamos cantar para encerrar o nosso culto a Deus.

Hino: 51 da coletânea - Jesus meu capitão

Oração Final: ____________________

:: As Cinco Portas ::

AS CINCO PORTAS

Adaptação:Marizete Thomaz
Objetivo: Mostrar que existem cinco portas (atitudes)que devemos vigiar em nosso preparo para a vinda de Cristo.
Preparo: Se possível, prepare cinco portas ilustrativasem cartolina e coloque à plataforma. A medida que cada uma for mencionada, deveser aberta, e dentro estará o nome da atitude que deve ser vigiada. Em seguida a porta deve ser fechada.

Momentos de louvor: 27 - Adorai 09 - Rendido a Teus pés 06 - Jesus e eu
Hino Inicial: 45 - Faz morada em mim
Oração inicial: ________________
Sorteio visitantes: ________________
Carinho quente: __________________
Música especial: _________________
_______________ Abertura: Ler e explicar Marcos 13:33-37.Ao nos prepararmos para a volta de Cristo devemos estaratentos e vigiar nossa vida. Existem cinco Portas, simbolos de cincoatitudes que devem ser fielmente guardadas, para que estejamos com Cristono céu. Neste momento vamos abrir estas portas e também a do nosso coração, para que possamos aprender mais e mais.
_________Porta 1 - Palavras :
A primeira porta a ser vigiada é a das palavras.Todos devemos cuidar de nossas palavras, pois sua influência é grande demais. As palavras que falamos reagem sobre nós como bênção ou maldição.Há três tipos de palavras perigosas:
1. As más palavras - isto inclui a linguagem e as gírias que são profanas. Nesta categoria também estão envolvidas muitas piadas que não são próprias para serem contadas, escutadas ou mesmo pensadas. Muitas vezes ouvimos a expressão "entra por um ouvido e sai pelo outro". Isso nem sempre se aplica bem às palavras; porque parece que quando ouvimos, mesmo sem querer uma palavra má, satanás tapa ooutro ouvido para que ela fique.
2. Palavras duras
São como a pedra, que ao cair corta,fere e destrói. Quando temos vontade de falar alguma coisa para alguém, que possa ferir, o melhor é nos determos e não falar.Em vez da palavra áspera - que cairia ao ouvido como pedra cortante - vamos oferecer a palavra bondosa, que produz bênçãos.
3. Palavras vazia
- Você já encontrou algum pacote que, apesar de estar envolto em muitos papéis, estava vazio? Não produz decepção? As palavras de muitas pessoas se assemelham muito a este tipo de pacote: palavras e mais palavras, porém sem valor e sem conteúdo. Não beneficiam a ninguém. A Bíblia nos diz que "toda a palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo." (Mat. 12:36).Devemos vigiar esta porta, para que não usemos nenhuma destas palavras perigosas e prejudiciais. Vamos nos esforçar para exercer boa influência, através da palavras que falamos. Salomão diz, com sabedoria, "A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra." (Prov. 12:2)

Música especial: __________________
______________Porta 2 - Atitudes
- Outra porta que deve ser vigiada é a das atitudes.Além de nossas palavras, também devemos vigiar a porta das nossas atitudes. Elas falam mais alto que nossas palavras, e também não é possível voltar atrás. Ellen White diz que: "Pode ser que o trabalho de uma vida inteira não recupere o que se perdeu em um simples momento de tentação ou mesmo inadvertência" (Patriarcas e Profetas, 448). "Cada palavra e ato devem elevar e enobrecer o caráter" II TS, 234).Nossas ações são os fruto de nossa experiência. Jesus disse:"Pelos seus frutos os conhecereis" (Mat. 7:20). Nossas atitudes são as testemunhas de nossa relação com Cristo. Se estamos ligados a Ele produziremos bons frutos, e se isso não acontece, os resultados também serão negativos.Somos embaixadores de Cristo neste mundo. Muitos que nunca escutariam um sermão, nem receberiam um estudo Bíblico, observam nossas atitudes. A maneira como agimos pode ser a única maneira de levar a mensagem a nossos vizinhos e colegas de trabalho ou escola.Isso mostra a importância de vigiarmos a porta de nossas atitudes.Um bom caminho é seguir o conselho de Paulo: "E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus" (Col. 3:17).
Música especial : ______________________
__________________Porta 3 - Temperamento

- A terceira porta a ser vigiada é a do temperamento.Vamos ser cuidadosos também com a porta do temperamento.Ele deve ser controlado com todo o cuidado, pois é extremamente rebelde.Existem três tipos de atitudes que devemos evitar:
1. Um temperamento muito duro
- Ele fere as pessoas e acaba arruinando a utilidade de qualquer pessoa.
- Aquilo que oferecemos às pessoas sempre receberemos de volta.
2. Um temperamento muito frágil
- Pessoas que tem essa atitude facilmente põe a culpa de seus fracassos em outros, renunciam a luta e não fazem nada.
- Devemos ser equilibrados para enfrentar osproblemas da vida com a determinação de vencermos a eles e cumprir nossa missão.
3. Um temperamento queixoso
- Pessoas deste tipo estão sempre protestando por alguma coisa, nunca estão satisfeitos.Pessoas que adotam esta atitude diante da vida pensam que os demais lhes devem tanto e que todo o mundo se aproveita delas. Esta não é uma atitude correta para um cristão.Ellen White escreveu: "A maior parte dos incômodos da vida, suas mágoas, suas irritações, devem-se a um temperamento não dominado" (Mensagens aos Jovens, 135). Ela também diz como conseguir controla-lo: "Com sua própria força o homem não pode o homem dominar o seu espírito. Mas por Cristo poderá conseguir o seu domínio próprio.
A religião de Cristo traz as emoções sob o domínio da razão, e disciplina a língua. Sobre a Sua influência é enternecido o gênio, e o coração enche-se de paciência e amabilidade" (Mensagens aos jovens, 136).

Música especial: _____________________

_____________Porta 4 - Amigos
A Quarta porta a ser vigiada é a dos amigos.É importantíssimo escolher com muita precaução os amigos, pois 96% das pessoas segue os 4% restantes.
Devemos vigiar esta porta para seguirmos as pessoas apropriadas, pois a influência delas é maior do que podemos imaginar.O conselho de Ellen White é: "Faça de Cristo seu companheiro de cada dia, cada hora"(II TS, 268). Ela diz mais: "As companhias que têm, os princípios que adotam, os hábitos que formam, decidirão quanto a serem ou não úteis aqui, bem como seu futuro destino" Mensagens aosJovens, 404).Para vigiar esta porta com sabedoria é necessário dar prioridade aos amigos que tenham caráter e creiam em Deus, e Ter muita prudência ao seguir o que os outros fazem. Uma escolha mal feita hoje, por influência dos amigos, pode seruma vida sofrida amanhã.
____________________Porta 5 - Coração
A última porta a ser firmemente vigiada é a do coração.
Um pregador passava, certa vez, pela rua principal de São Francisco, na Califórnia e leu uma placa que dizia: "cavalheiros e damas podem receber boas lustradas". O anúncio lhe chamou a atenção, quando olhou seus sapatos. Dando-se conta de que necessitava de uma "boa lustrada" entrou na loja. Quando já estava de saída, o homem, que lhe atendera disse: "Desejo que seu coração também brilhe como os sapatos".Este é um bom conselho, porque "Se o coração estiver reto, retas hão de ser as vossas palavras, o vosso vestuário e as vossas ações" (Mensagens aos Jovens, 131).Lembre-se das palavras de Salomão: "O coração do homem traça o seu caminho" (Prov.16:9).Vamos vigiar com carinho a porta do coração, pois se Jesus viesse hoje, não deveríamos nos envergonhar de mostrar nada a Ele. Não vamos correr o risco de deixar alguma porta entreaberta, e com isso ouvir as palavras de Deus ao rei Belsazar: "Pesado foste na balança e achado em falta"(Dan. 5:27). Vamos, sim, vigiar as 5 portas para que ao contemplarmos Jesus, suas palavras sejam: "Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entrano gozo do Teu Senhor"(Mat. 25:23).

Hino Final: Poder do amor nº 40 da coletânea

Oração final: _______________________

Thursday, April 27, 2006

:: Membro ou Discípulo? ::

Membro ou Discípulo?
Criação: Marizete Thomaz

Momentos de louvor:________________

Hino Inicial: 344 Ó Cristãos Avante ________________

Oração Inicial: ___________________

Música especial: _____________________

Abertura: _______________________
Todas as pessoas que estão hoje na igreja são conhecidas por Membros.
Todas são registradas no livro da Igreja.
A pergunta hoje é: Sou apenas membro ou sou discípulo de Cristo?
Meu nome está somente no livro da igreja ou está no livro dos céus?
Hoje, nesta Escola Sabatina, vamos conhecer a diferença entre Membro e Discípulo.

(Se preferir, apresente com 2 pessoas, uma representando o membro e outra o discípulo)
DIFERENÇAS ENTRE O MEMBRO E O DISCÍPULO_______________________
O membro quer receber pão e peixe, o discípulo é um pescador.
O membro deseja crescer, o discípulo deseja reproduzir-se.
O membro é conquistado, o discípulo é formado.
O membro não quer deixar os bancos da igreja, o discípulo está disposto a sair e servir.
O membro gosta de comodidade, o discípulo está disposto a sacrificar-se.
O membro entrega parte de seus recursos, o discípulo entrega sua vida.
O membro permanece na rotina, o discípulo é um inovador.
O membro espera que definam sua tarefa, o discípulo vai em busca de suas responsabilidades.
O membro murmura e reclama, o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
O membro espera por oportunidades, o discípulo cria oportunidades.
O membro espera que o visitem, o discípulo vai e faz visitas.
O membro permanece na trincheira, o discípulo vai para a frente de combate.
O membro está preocupado em preservar o território conquistado, o discípulo em conquistar novas fronteiras.
O membro mantém a tradição, o discípulo quebra os paradigmas.
Música especial: ____________________

Informativo: ________________

Estudo da Lição: __________________
Chamada das crianças: _____________________

Música especial: ________________________

_______________________Ser membro ou ser discípulo é apenas uma questão de escolha. Podemos decidir hoje de que forma queremos atuar.
Jesus precisa de homens e mulheres que façam o Seu trabalho.
Continue fazendo a sua auto-avaliação.

DIFERENÇA ENTRE MEMBRO E DISCÍPULO: __________________________O membro sonha com a igreja ideal, o discípulo trabalha para torná-la real.
A meta do membro é ganhar o céu, a meta do discípulo é ganhar almas para estarem no céu com ele.
O membro prega o evangelho para conquistar novos membros, o discípulo, para fazer novos discípulos.
O membro assiste séries de evangelismo, o discípulo realiza evangelismo.
O membro espera um reavivamento, o discípulo participa dele.
Ao membro agrada um banco confortável, o discípulo se dispõe a carregar a cruz.
O membro diz: "eu vou pensar", o discípulo diz: "eis-me aqui".
O membro é valioso, o discípulo é indispensável.
A condição do mundo causa impacto no membro, o testemunho do discípulo provoca mudanças, visando o crescimento.

ENCERRAMENTO: __________________________
Marcos 3:31 a 35 relata o momento em que Jesus foi avisado que sua mãe e seus irmãos estavam lá fora e chamavam por Ele. Sua resposta foi: "Minha mãe e meus irmãos são estes que estão aqui ao meu lado".
Jesus escolheu 12 homens para serem seus discípulos. Não eram membros de uma igreja, eram membros do corpo de Jesus, eram a família de Jesus, eram os irmãos de Jesus, porque estavam com Ele todo o tempo e continuaram o trabalho iniciado por Jesus, honrando assim a nome de discípulo de Cristo.
Você quer ser membro ou discípulo?
Que Deus te abençoe para fazer a melhor escolha.

Hino Final: 347 - O pendão real

Oração Final: ________________________